Benfica goleia Vizela e retoma liderança igualada

Juniores Benfica goleia Vizela e retoma liderança igualada

NACIONAL28.04.202320:56

A luta pela liderança do campeonato no escalão de juniores obrigava o Benfica a não escorregar perante o Vizela, na abertura da 10.ª jornada da fase de apuramento de campeão...e a águia cumpriu com distinção (4-1).

Os encarnados procuravam anular a desvantagem de três pontos para o primeiro classificado, o Famalicão, para depois pensar em atacar o topo da classificação cumprindo a jornada que tem atraso no dérbi frente ao Sporting.

No entanto, a entrada em jogo foi auspiciosa para o Vizela, que marcou na primeira investida e aos...19 segundos de jogo, através de um remate fulminante de longa distância de Tiago Brito após corte de Hugo Faria.

A águia assumiu a iniciativa do jogo a partir daí e em dois minutos operou a reviravolta. Primeiro, aos 22 minutos por Gustavo Varela no aproveitamento a um ressalto oriundo de Diogo Magalhães. O avançado arrancou para um 'slalom individual' no qual ultrapassou dois adversários e serpenteou pela área para alcançar o 1-1... que durou cerca de minuto e meio, pois aos 24' Alamara Djabi apontou o 2-1. O guineense condicionou a saída de bola do adversário, desarmando Tiago Brito para se enquadrar com a baliza e colocar o Benfica no comando do marcador, com a vantagem a crescer até ao intervalo.

João Rêgo ganhou o corredor pela direita e foi travado em falta por António Infante, assim conquistando um penálti que Rafael Luís transformou no 3-1 aos 38 minutos. Até ao intervalo, o Vizela procurou reaproximar-se. Nesse sentido, os minhotos criaram duas situações de perigo, por Ricardo Libório num remate ao poste aos 40', e Rodrigo Ramos, que obrigou Marcel Mendes-Dudzinski a defesa apertada aos 43.

João Alves ainda celebrou um golo aos 44, mas encontrava-se adiantado e o marcador voltaria a ser accionado na área vizelense, com o Benfica a dispôr de nova grande penalidade, desta feita convertida por Gustavo Varela. O ponta de lança encarnado chegou ao bis depois de ter sido agarrado pelo guardião Thiago Pereira, tendo assumido a conversão com uma 'picadinha' de muita classe que sentenciava o 4-1 ao intervalo.

No segundo tempo, que apresentou um registo mais moderado que o primeiro, as águias estiveram perto de avolumar a goleada por Kyanno Silva, aos 60 minutos, e Alamara Djabi no minuto seguinte.

A segunda parte não registaria qualquer golo, pelo que a goleada trazida pelo conjunto da casa ao intervalo se traduziu em novo triunfo para as águias, que provisoriamente alcançaram o Famalicão no topo da classificação. A pressão foi, por isso, transportada para o adversário, que visita este sábado o FC Porto e procurará repor a diferença para os encarnados, que na quarta-feira rumam a Alcochete para defrontar o Sporting em ronda em atraso.