Barcelona passa salário de Félix para 3 milhões de valor bruto
João Félix tem estado em muito bom plano no Barcelona (Foto: NurPhoto/IMAGO)
Foto: IMAGO

Barcelona passa salário de Félix para 3 milhões de valor bruto

INTERNACIONAL12.10.202320:05

Folga financeira leva presidente do clube a alterar acordo, que definia apenas uma verba líquida de 400 mil euros por toda a época

O internacional português, João Félix, que aceitou, no verão, abdicar de muitos milhões de euros para jogar, por empréstimo do Atlético de Madrid, no rival Barcelona, vai agora ver o seu salário substancialmente melhorado no clube catalão.

Félix, recorde-se, que concordou, inicialmente, receber esta época apenas 400 mil euros do Barcelona, vai agora passar para um salário um pouco superior a três milhões de euros brutos pelo que falta da temporada, cumprindo assim o presidente do clube, Joan Laporta, a promessa, agora, de retribuir ao jogador parte do que ele perderia. Para isso se tornar possível, segundo apurou A BOLA junto de fonte próxima de Félix, o Barcelona precisava de encontrar, entretanto, como encontrou, uma ‘folga financeira’.

Aparentemente, esta nova realidade parece colidir com as notícias que sempre deram Félix como tendo, esta época, um salário de apenas 400 mil euros (claramente o pior do plantel) no Barcelona, como ainda esta semana o veio confirmar, aos jornalistas, o próprio vice-presidente do clube, Eduard Romeu.

A verdade é que só nos próximos dias ficará definido que o salário do internacional português passa, pois, dos 400 mil euros para um pouco mais de três milhões (ainda assim brutos, o que dá menos de dois milhões líquidos) pelo total que falta de temporada.

A história financeira do empréstimo de João Félix ao Barcelona tem ainda contornos mais surpreendentes se considerarmos os milhões de euros de que o jogador abdicou, na verdade, para poder trocar, esta época, Madrid pela capital da Catalunha. No total, pode dizer-se que Félix poderá ter prescindido de qualquer coisa como 15 milhões de euros.

O contrato de João Félix com o Atlético de Madrid valia seis milhões de euros líquidos/época. Para ir para a Catalunha, o Atlético de Madrid pagou-lhe os meses de julho e agosto, apenas, e o Barcelona comprometeu-se, então, a pagar-lhe os tais 400 mil euros líquidos pelo resto da temporada. Só esta época, Félix perderia quase cinco milhões, não fosse o Barcelona repor agora sensivelmente dois milhões.

Para o libertar por empréstimo, o Atlético de Madrid ainda exigiu ao futebolista português que renovasse o contrato por mais duas temporadas, até 2028, obrigando-o a reduzir o salário de seis para três milhões líquidos já a partir da próxima temporada (2024/25), passando assim o contrato de mais quatro épocas a valer 12 milhões líquidos em vez dos 24 previstos. 

Apesar de tudo isso, já se sabe como João Félix não hesitou um segundo na decisão de querer representar os catalães.

No final da temporada, se verá como vai o Barcelona conseguir convencer o Atlético de Madrid a negociar eventual transferência definitiva ou possível novo empréstimo de João Félix. Em Espanha, admite-se que os madrilenos venham a pedir 80 milhões de euros pelo jogador, verba a que o Barcelona talvez não possa chegar.