Quem pára esta equipa? Barcelona aplica manita ao Benfica
Águias saíram derrotadas de um encontro onde o Barcelona mostrou porque é a campeã em título
O Barcelona derrotou o Benfica por 5-0 na jornada inaugural da Liga dos Campeões. A equipa de Lisboa ainda tentou disputar o jogo na casa das campeãs em título, com uns primeiros 15 minutos onde se bateu olhos nos olhos, mas foi-se abaixo depois do primeiro golo de Putellas e não mais conseguiu entrar na partida.
A partida foi bastante disputada no primeiro quarto de hora, com o Benfica a conseguir chegar à área adversária com frequência, mas sem criar verdadeiro perigo, com Jéssica Silva em particular a ser displicente em frente à baliza numa ocasião em que estava isolada. Minutos depois, o Barcelona inaugura o marcador na primeira verdadeira ocasião da qual dispôs, com Alexia Putellas a não perdoar em frente à baliza de Lena Pauels. O Benfica foi tentando reencontrar-se depois do dissabor sofrido, mas pareceu sempre muito aquém do que criou nos primeiros instantes da partida. À passagem do minuto 40, e depois de várias situações de perigo que a equipa da Catalunha foi desperdiçando, Alexia bisa na partida após assistência de Brugts. Ainda houve tempo para um momento de magia antes do intervalo: aos 43 minutos, Aitana Bonmatí tira uma jogadora do Benfica do caminho com um grande drible e remata da melhor forma, com a bola a beijar a rede. Grande classe e qualidade individual por parte da atual Bola de Ouro.
A segunda parte começou com o Benfica a correr atrás do resultado, mas sem que as águias conseguissem realmente assustar o Barcelona, que, aos 52 minutos, viu Graham Hansen a assistir, depois de uma iniciativa individual, para o segundo de Bonmatí. Apesar de algumas tentativas tímidas por parte do Benfica, a toada do encontro continuou para o mesmo lado e, aos 61 minutos, apenas alguns segundos depois de ter entrado, Asisat Oshoala aumentou a vantagem das catalãs para 5-0 num remate acrobático, fechando o marcador.
Com este resultado, a equipa da Catalunha sobe à liderança do Grupo A com os mesmos pontos que Frankfurt, tendo a equipa alemã derrotado o Rosengard por 2-1 no outro encontro do grupo. O Benfica ocupa a quarta posição, sem e com maior diferença de golos que a equipa sueca.
Veja todas as incidências do jogo:
Termina o encontro!
O Barcelona derrotou o Benfica por 5-0. A equipa catalã sobe para a liderança do Grupo A, com 3 pontos.
90+1' - Pauels com dificuldades, a ser assistida dentro do campo.
87' - Substituição no Benfica, saem Lucia Alves e Kika, entram Letícia Almeida e Lara Martins.
O Benfica vai tentando reagir como pode, mas o Barcelona não deixa as águias chegar com objetividade à baliza contrária.
78' - Substituição no Barcelona, sai Graham Hansen, entra Vicky López.
75' - Marta Cintra com o cruzamento, mas a bola a ser desviada. Canto para o Benfica.
74' - O Benfica a chegar à área do Barcelona, com Kika a rematar por cima!
71' - Sai Keira Walsh, entra Clàudia Pina.
67' - Paruello a criar perigo, mas a mandar a bola para fora.
65' - Dupla substituição para as águias, saem Alidou e Jéssica Silva, entram Andreia Norton e Marta Cintra.
65' - Amarelo para Lúcia Alves, depois de uma entrada imprudente.
61' - Manita! É golo de Oshoala, que abre a conta pessoal apenas alguns segundos depois de entrar em jogo.
61' - Dupla substituição, saem Mariona Caldentey e Esmee Bugts, entram Asisat Oshoala e Salma Paraluello.
60' - Passou muito perto! O Barcelona vai fazendo o que quer do Benfica, com o remate de Guijarro a assustar.
57' - Substituição no Benfica, sai Andrea Falcón e entra Nycole Raysla.
52' - Golo! Bisa na partida Bonmatí. Que jogadora!
4536 espetadores no Estadi Johan Cruyff!
49' - Cruzamento de Jéssica Silva, mas Coll a agarrar com facilidade.
Sai Alexia Putellas no Barcelona, entra Patri Guijarro.
As equipas já voltaram ao relvado e estão prontas para dar início à segunda parte.
Termina a primeira parte!
Benfica e Barcelona vão para o intervalo, com a equipa catalã a vencer por 3-0.
44' - Que golaço! É golo da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí. Que qualidade individual, a tirar a jogadora do Benfica do caminho com um grande drible e a garantir que a bola beija a rede. Classe!
39' - Golo! É do Barcelona novamente. Bisa Alexia Putellas, com assistência de Brugts.
37' - Mais um remate do Barcelona, mas a bola a sair muito ao lado. O Benfica vai tentando virar-se no jogo, mas sem sucesso.
35' - A árbitra a mostrar o primeiro cartão da partida, com Catarina Amado a ver o amarelo.
34' - Barcelona muito perto de dilatar o marcador! Defesa do Benfica a dormir, a bola atravessa a área e, no derradeiro remate, a Batlle a atirar por cima da baliza encarnada.
27' - Benfica vai tentando ter iniciativa e criar perigo, mas de forma muito incólume.
21' - Que perigo! Alexia Putellas muito perto de bisar.
Benfica deixou de conseguir criar depois de sofrer o golo. Barcelona agora sempre mais perigoso.
19' - Barcelona a ameaçar o segundo com uma grande jogada, mas Pauels atenta.
15' - Golo! É do Barcelona. No ressalto da jogada individual de Hansen, Alexia a meter a bola na baliza, com um remate de cabeça.
12' - Remate de Alidou a sair fraco. Antes, o Barcelona tentou criar perigo na área contrária, mas a defesa do Benfica a sacudir a pressão e a mostrar que está atenta.
A equipa do Benfica a mostrar que foi à Catalunha com vontade de disputar o jogo contra as campeãs em título.
7' - Cuidado! Remate de fora da área do Benfica, por Catarina Amado, com a bola a passar por cima da baliza. Antes, Jéssica Silva esteve isolada em frente à baliza, mas desperdiçou.
5' - Fora de jogo marcado ao Benfica! As equipas ainda estão à procura dos espaços, a tentar explorar o meio-campo adversário, mas até agora sem verdadeiro perigo para as balizas.
Ambas as equipas lideram os respetivos campeonatos, e estão invictas na temporada!
Começa o jogo!
O Barcelona foi homenageado como melhor equipa do mundo antes de o jogo começar.
Balneário das campeãs em título!
Suplentes do Barcelona: Paños, G. Font, Pina, Paralluelo, Guijarro, Bronze, Oshoala, Dragoni, Vicky López, Martina, L. Corrales.
Onze do Barcelona: Cata Coll; Marta Torrejón, Syrstad Engen, María León, O. Batlle; Aitana Bonmatí, Keira Walsh, Mariona Caldentey; Graham Hanse, Alexia Putellas, Esmee Brugts.
Treinador do Barcelona: Jonatan Giráldez.
Suplentes do Benfica: Carolina Vilão, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Almendariz, Cintra, Nycole Raysla, Letícia Almeida, Carole Costa, Andreia Norton, Lara Martins, Beatriz Nogueira.
Onze do Benfica: Lena Pauels; Catarina Amado, Ana Seiça, Laís Araújo, Lúcia Alves; Marie Alidou, Anna Gasper, Andreia Faria; Jéssiva Silva, Kika Nazareth, Andrea Falcón.
Treinador do Benfica: Filipa Patão.
Já há onzes!
As equipas vão antecipando a partida nas redes sociais!
Boa noite! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe Barcelona a Benfica, na primeira jornada da Liga dos Campeões Feminina. As duas equipas fazem parte do Grupo A, com Frankfurt e Rosengard. A partida começa às 20:00 horas no Estádio Johan Cruyff.
Benfica terá um teste de ferro esta noite, frente às campeãs em título. O Barcelona é uma das equipas favoritas ao título, encontrando-se em primeiro lugar no ranking da UEFA de clubes femininos. A equipa da Catalunha levantou o troféu duas vezes (2020/2021 e 2022/2023), e espera tornar-se o quarto clube na História da competição – depois de Unea, Wolfsburgo e Lyon – a revalidar o título. Já o Benfica tentará continuar a surpreender, após se qualificar pela terceira vez seguida para a fase de grupos da competição, sendo que nenhuma equipa portuguesa tinha estado antes presente entre as 16 melhores equipas em qualquer formato da prova.
As estatísticas estão largamente do lado da equipa espanhola. Embora se tenham defrontado apenas duas vezes, na fase de grupos da edição da Liga dos Campeões do ano passado, o Barcelona destruiu o Benfica em ambos os jogos: primeiro em Barcelona, por 9-0, e na segunda mão em Lisboa, por 2-6. As águias tentarão contrariar a tendência quando entrarem no relvado mais tarde.
Há que realçar que o Barcelona possui uma constelação de estrelas, ao contar com 8 campeãs mundiais em título (ao serviço da seleção espanhola) no plantel. Nota ainda para o facto de a equipa número 1 do ranking ter a atual Bola de Ouro, Aitana Bonmatí, e ainda Alexia Putellas, duas vezes vencedora do prémio (2021 e 2022).