7 março 2025, 22:10
Porro não esquece Sporting: «Qualquer dia podem ver-me em Lisboa»
Pedro Porro confessa que criou relação especial com os verde e brancos. Internacional espanhol assume: «Toda a minha vida está em Lisboa»
Lateral foi surpreendido em Inglaterra e lembrou os primeiros passos no futebol até à chegada à Premier League
Pedro Porro, que trocou o Sporting pelo Tottenham em janeiro de 2023, foi surpreendido em Inglaterra com um regresso à infância e às origens. O lateral-direito cresceu em Don Benito, uma pequena cidade espanhola, e foi criado pelos avós.
«Deixas a tua família e tudo para trás. Os meus pais trabalhavam e tive de ser criado pelos meus avós. Digo sempre ao meu avô que é o responsável para que tudo esteja a acontecer como está», comentou o ex-Sporting.
O avô, Antonio Sauceda Martín-Romo, guarda vários prémios e troféus do neto, entre os quais um de homem do jogo do jogo que Porro ganhou num duelo do Sporting frente ao Marítimo: «Criei-o e é normal que tenha os troféus.»
7 março 2025, 22:10
Pedro Porro confessa que criou relação especial com os verde e brancos. Internacional espanhol assume: «Toda a minha vida está em Lisboa»
Pedro Porro deu os primeiros passos no futebol no CA Gimnástico, em Don Benito.
«Era muito competitivo e tinha esse caráter que poucas crianças têm tão cedo», contou o treinador Carlos Moreno Garrido.
«Fazia as coisas difíceis parecerem fáceis, não dormia e não ia à escola para jogar futebol. Destacava-se», acrescentou o avô.
Aos 14 anos, Porro foi para Madrid «à procura do sonho» e rumou ao Rayo Vallecano.
«Fui muito novo, foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. O meu avô deu-me força para fazê-lo. Era muito pequeno e precisava do apoio deles, mas se quiseres alguma coisa na vida, tens de fazer sacrifícios», comentou Porro.
Eva María Sauceda Fernández, mãe do internacional espanhol, lembra como foi a viagem de Madrid para casa: «Foi difícil, o meu marido parou o carro e começámos a chorar.»
Pedro Porro chegou a Portugal em 2020/2021 e, depois de se destacar no Sporting, rumou à Premier League para vestir a camisola do Tottenham.
«Chorei muito. Para mim, a Premier League é o melhor futebol que há em todo o mundo. Sinto-me orgulhoso do meu neto, porque trabalhou muito para chegar onde está. Sinto o maior orgulho quando me dá um abraço. Sempre foi o meu ídolo», atirou o avô Antonio.
«O futebol é a minha vida. Quem me conhece sabe o que o futebol significa para mim. A minha família sabe-o», referiu Porro.
A mãe Eva deixou uma mensagem ao filho, pedindo-lhe que nunca mude: «Tenho orgulho em ti, que nunca percas esse sorriso, pés assentes na terra e que sejas sempre esse menino.»
Porro, que se emocionou várias vezes, destacou a família: «Ficas emocionado, porque vês o trabalho que tiveram, toda a influência que tiveram na minha infância. Sobretudo o meu avô.»
Pedro Porro conquistou um campeonato e duas Taças da Liga na passagem pelo Sporting. Esta temporada, em Inglaterra, leva 43 jogos, dois golos e sete assistências pelo Tottenham.