Aves SAD-Nacional: o estreante contra o regressado
Feirense-AVS. Foto: instagram @afs_viladasaves

ANTEVISÃO Aves SAD-Nacional: o estreante contra o regressado

NACIONAL10.08.202410:00

O Aves SAD defronta, às 15h30 de sábado, o Nacional na Vila das Aves, na primeira jornada da Liga, que terá arbitragem de André Narciso, da associação de Setúbal

Na jornada inaugural da Liga, o Aves SAD prepara-se para enfrentar o Nacional num confronto que marca a estreia da equipa minhota no escalão principal e o regresso dos madeirenses à elite do futebol português, após três anos de ausência.

O Aves SAD, com esta nova designação, subiu à elite do futebol português após superar o Portimonense no play-off com duas vitórias por 2-1. Esta promoção oferece ao clube a oportunidade de medir forças com os grandes, num desafio que visa garantir a permanência e reconquistar o apoio dos adeptos.

Com a saída de Jorge Costa, o comando técnico foi entregue a Vítor Campelos. Durante a preparação para a nova época, o plantel foi reforçado com várias contratações, como os centrais Baptiste Roux, Cristian Devenish e Nacho Rodríguez, além dos laterais Rafael Rodrigues e Kiki Afonso. No meio-campo, Aburjania e Lucas Piazón juntaram-se a jogadores como Luís Silva e Jonatan Lucca, enquanto no ataque, o veterano Nenê, de 41 anos, permanece como a principal referência, ao lado de Mercado e Vasco Lopes.

Por outro lado, o Nacional volta à Liga depois de três épocas na segunda divisão, trazendo consigo um plantel renovado com 15 novas caras. A prioridade dos madeirenses é garantir a manutenção o mais rapidamente possível, com o presidente Rui Alves a definir a meta dos 40 pontos.

O treinador Tiago Margarido, que já passou pelo Canelas e Varzim, quer manter o estilo de jogo ofensivo que deu frutos na época passada. Com a continuidade do guarda-redes Lucas França, a defesa foi reforçada com Gustavo Garcia e Afonso Freitas. No meio-campo, as esperanças recaem sobre Matheus Dias e Bruno Costa, enquanto no ataque, Adrián Butzke e Nigel Thomas têm a missão de fazer esquecer as saídas dos goleadores da última época.

Com uma pré-temporada de altos e baixos, o Nacional enfrenta um arranque exigente, com desafios frente a equipas como Sporting, SC Braga e Benfica nas primeiras jornadas. Este jogo contra o Aves SAD será um teste decisivo para avaliar a preparação e ambições de ambas as equipas.

Na temporada 2023/24, Aves SAD e Nacional cruzaram-se em duas ocasiões, ambas a contar para o campeonat, e o Nacional saiu sempre com vitórias pela margem mínima: 1-0 na primeira volta e 2-1 na segunda. Estes resultados foram cruciais para que o clube madeirense conseguisse ultrapassar o Aves SAD e assegurar o segundo lugar na classificação.

Aves SAD

Onze provável: Pedro Trigueira, Léo Alaba, Baptiste Roux, Clayton Sampaio, Cristian Devenish e Rafael Rodrigues; Giorgo Aburjania e Lucas Piazón; John Mercado, Nenê e Samuel Granada.

Castigados: Luís Silva e Fernando Fonseca

Lesionados: Lucas Moura e Vasco Lopes

O que disse Vítor Campelos: «A informação que temos [do Nacional] é dos jogos do período preparatório e alguns detalhes que já vêm da época passada, mas temos de nos focar essencialmente no nosso trabalho. Estou contente com o desempenho dos jogadores, que têm trabalhado de forma inexcedível».

Nacional

Onze provável: Lucas França; Garcia, Chico Gonçalves, Vítor, José Gomes; Matheus Dias; Luís Esteve, André Sousa; Arvin Appiah, Adrián Butzke e Nigel Thomas.

Castigados: João Aurélio

Lesionados: Ulissses Wilson e Djibril Soumaré

O que disse Tiago Margarido: «Uma estreia é sempre uma estreia, ainda mais de um percurso que teve início pessoalmente no Campeonato de Portugal. Terá um sabor especial, mas vale o que vale depois de o árbitro apitar. Queremos dar uma resposta positiva na estreia deste novo patamar.»