Aumento salarial de Varandas vai hoje a votos

Sporting Aumento salarial de Varandas vai hoje a votos

NACIONAL16.05.202311:58

Os acionistas do Sporting reúnem-se hoje, a partir das 18 horas, no auditório do Estádio José Alvalade, em assembleia geral extraordinária, que conta apenas com um ponto em discussão. «Apreciar e aprovar as alterações na remuneração fixa a introduzir na política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da sociedade propostas pela comissão de acionistas, para vigorarem a partir do exercício de 2023/2024», tal como informou a própria SAD leonina em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).  


Caso os acionistas votem favoravelmente, os novos salários entram em vigor a partir do exercício de 2023/2024. Nesse caso, o presidente da administração, Frederico Varandas, passará a usufruir de um salário anual na ordem dos 240 mil euros/brutos por ano, ele que, neste momento, tem um ordenado de 182 mil euros/brutos por ano.

Já os vencimentos dos administradores Salgado Zenha e André Bernardo, atualmente de 131 mil euros/brutos por ano, passariam para os 190 mil euros/brutos por ano.
Na base desta proposta de aumento salarial está um estudo da consultora Korn Ferry, que indica que a remuneração do responsável máximo leonino está 11,4 por cento abaixo da mediana do mercado, enquanto o dos vices-presidentes se apresenta dentro dos valores praticados em empresas da dimensão da Sporting, SAD.


Está ainda previsto que os administradores não executivos passem a auferir sete mil euros - o mesmo que o presidente do Conselho Fiscal, Fernando Ferreira Pinto.


Os trabalhos da assembleia geral de acionistas, e como normalmente acontece, não permitem a presença da comunicação social, mas o Sporting informou ontem que no fim da reunião caberá ao presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, Bernardo Ayala, revelar como é que decorreu a reunião magna e a revelar, também, as votações.