Comissão Anti-Violência reuniu-se com o Secretário de Estado do Desporto para solicitar o fecho da casa do Atlético de Madrid devido ao arremesso de objetos a Courtois
O Atlético Madrid poderá ter o Wanda Metropolitano encerrado durante 15 dias devido aos casos de violência ocorridos no dérbi de Madrid diante do Real Madrid.
O pedido foi lançado pela Comissão contra a Violência, Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto, em reunião com o Secretário de Estado do Desporto, no passado dia 30 de setembro, tendo sido motivado pelo comportamentos dos adeptos colchoneros após a celebração de Courtois ao golo do companheiro Éder Militão, que levou a que a partida fosse interrompida durante 20 minutos. É também pedida uma multa de 65 mil euros.
'Colchoneros' consideram desproporcionado o castigo aplicado pela Real Federação Futebol de Futebol no encerramento parcial da bancada inferior da zona sul do Wanda Metropolitano por três jogos
Além do arremesso de isqueiros e vários outros objetos ao guardião belga, a presente comissão relata que vários adeptos se dirigiram ao estádio com facas e adereços alusivos ao nazismo, destacando, também, que existiram graves falhas de segurança no escaldante encontro do passado dia 29 de setembro.
«Em caso algum, é aceitável normalizar comportamentos que estão longe da boa prática pública, e a colaboração de todos os presentes é necessária para manter o futebol como um espetáculo desportivo seguro. O desporto deve ser um espaço de convivência e respeito, onde todos os adeptos apoiam as suas equipas com paixão, mas sempre respeitando as regras de civismo e segurança», pode ler-se no comunicado da Comissão, que apela para que o castigo seja tomado como exemplo para práticas futuras.
Recorde-se que o Atlético Madrid já foi castigado com o encerramento parcial da parte inferior sul do Wanda Metropolitano para os próximos dois jogos e ao pagamento de uma multa de 45 mil euros.
Quadro elementos responsáveis por arremessar isqueiros a Courtois foram expulsos de sócios pelo Atlético Madrid.
'Merengues' criticam interpretação dos acontecimentos dos 'colchoneros' e pedem à La Liga que acrescentem no relatório o facto de os jogadores rivais terem festejado com os adeptos no final do jogo, especialmente no sítio onde foram atirados objetos a Courtois