23 dezembro 2023, 23:59
«Rafael Silva no Sporting? Vai dar muito que falar»
Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, comenta a transferência do seu jogador para os leões
Rúben Amorim com papel decisivo na contratação do central; Identificado com o sistema de três defesas, larga margem de progressão e com formação de clubes grandes no Brasil; Junta-se ao plantel esta quarta-feira e vai assinar no próximo dia 1 até 2028
É a primeira cara nova do leão em 2024: Rafael Silva, defesa-central de 20 anos (completa 21 em janeiro), junta-se amanhã ao plantel dos leões depois de rubricar contrato de quatro épocas e meia com o clube de Alvalade. O esquerdino, que representava o Leixões — e que já cumpriu os exames médicos — custou aos cofres da SAD verde e branca €750 mil euros. Uma operação relâmpago dos leões que, numa jogada de antecipação, avançaram para a contratação do brasileiro que, recorde-se, tal como A BOLA havia adiantado, tinha Benfica e SC Braga como opções para prosseguir a carreira.
Uma contratação que seguiu uma linha orientadora que agora damos conta. A começar no papel determinante de Rúben Amorim que vinha seguindo o defesa há alguns meses. E se a nível individual as notas foram positivas, todo o contexto desta operação jogou a favor do jovem brasileiro. Não só pela sua velocidade, boa saída, margem de progressão, identificação com o modelo de jogo dos leões (o Leixões também joga com sistema de três defesas) e processo de formação no Brasil em clubes de maior exigência (Ponte Preta e Cruzeiro). Além de tudo isto, não menos importante, o custo de uma transferência low cost, ao contrário, por exemplo, de Diomande, também ele recrutado a um clube de Liga 2, no caso o Mafra.
Colocando tudo isto na balança, Rúben Amorim não hesitou e deu luz verde para se avançar no... imediato, até porque se trata de um setor que irá estar debilitado no arranque do novo ano face a ausências importantes no plantel.
Se existe alguém que detetou sinais de talento em Rafael Silva foi... Ronaldo Nazário fenómeno que teve papel importante na carreira do defesa nos últimos anos. O brasileiro, que é proprietário de clubes como o Cruzeiro (Brasil) e Valladolid (Espanha) insistiu no agora reforço leonino nestes dois clubes, num projeto a médio/longo prazo, mas que acabaria por não surtir o efeito desejado face ao fraco rendimento coletivo das equipas.
23 dezembro 2023, 23:59
Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, comenta a transferência do seu jogador para os leões
O central optou por rumar a Portugal esta época, para um clube de menor dimensão, mas bastaram 14 jogos na equipa de Matosinhos para despertar atenções entre os grandes de Portugal. A partir de amanhã abre-se, então, uma nova janela de oportunidade para Rafael Silva, agora com a benção de Rúben Amorim que vê nele uma aposta de futuro.