Sturm Graz-Sporting, 0-2 Amorim: «Objetivo inicial passa sempre pelo play-off, mas não abdicamos de nada»

NACIONAL22.10.202423:06

Declarações de Rúben Amorim na conferência de imprensa na Áustria, após a vitória por 2-0 sobre o Sturm Graz.

Qual a sua análise do jogo? Sai satisfeito?

- Devíamos ter feito mais golos, principalmente quando o jogo se partiu no fim. Faltaram algumas decisões mais claras no último terço, e nesse aspecto temos que melhorar. Mas foi um jogo bastante completo e consistente da nossa equipa, por isso estou satisfeito com a vitória.

O Sporting marcou dois golos, mas falhou várias oportunidades claras. Isso preocupa-o, especialmente tendo em conta os próximos adversários, como o Manchester City e o Arsenal?

- Obviamente que ter sete pontos em três jornadas dá-nos uma tranquilidade diferente. Nos próximos jogos da Liga dos Campeões, contra adversários dessa qualidade, vamos ter menos oportunidades e não podemos falhar tantas. Temos que melhorar a eficácia. Se hoje, por exemplo, o adversário tivesse marcado num canto ou num livre, teríamos sofrido sem necessidade. Falhámos em lances claros de transição, como num 3 para 1 ou num 3 para 2, onde o último passe não saiu bem. Hoje não custa tanto porque ganhámos, não sofremos golos, mas sabemos que temos de melhorar. Ganhámos e ganhámos bem, mas o nosso foco está já em Famalicão.

Com sete pontos em três jornadas, o Sporting já pode pensar no apuramento direto para os oitavos de final, em vez de apenas o play-off?

- O objetivo inicial passa sempre pelo play-off, mas não abdicamos de nada. Queremos ganhar todos os jogos. Esta classificação muda muito rapidamente e temos dois jogos muito difíceis pela frente. Mesmo que depois desses jogos ainda tenhamos sete pontos, continuaremos a lutar. Somos uma equipa mais madura, temos mais qualidade e talento, e vamos tentar vencer todos os jogos. No entanto, o nosso foco principal continua a ser o campeonato nacional.

Leão pegou no comando e teve controlo total (crónica)

22 outubro 2024, 22:43

Leão pegou no comando e teve controlo total (crónica)

Amorim levou um plano para a Áustria e os atores cumpriram-no à risca. O Sporting entrou a todo o gás, dominou e nem a reação final de um Sturm com pouco Graz levou a final surpreendente. E até o Óscar foi para o ator principal: Gyokeres

Houve um momento no jogo em que foi visível a sua frustração após uma jogada de 3 para 1 que não foi bem finalizada. O que falta à equipa para afinar esses detalhes?

- Falta saber ler melhor a jogada. Qualidade também é saber o timing do passe, perceber que às vezes podemos carregar mais ou que temos mais tempo para finalizar. Já tivemos fases em que marcávamos muitos golos, porque definíamos muito bem, mesmo em situações complicadas. Estes momentos acontecem. Estou satisfeito com a qualidade que os jogadores mostraram hoje, especialmente por termos conseguido implementar o nosso estilo de jogo, algo que nos faltou em outras ocasiões na Liga dos Campeões. Temos outra responsabilidade na Europa este ano e queremos fazer melhor. Mas o nosso principal objetivo é ganhar o campeonato nacional. Temos consciência da qualidade dos adversários que enfrentamos na Europa, mas o foco agora está no campeonato, a começar já pelo próximo jogo contra o Famalicão.