14 outubro 2024, 21:08
VÍDEO: o insólito penálti invalidado à Turquia
Calhanoglu converteu a grande penalidade, mas escorregou no momento do remate e deu dois toques na bola. Árbitro anulou o golo, que seria o empate para os turcos
Extremo do Benfica foi igualmente importante no terceiro golo dos turcos. Kokçu também foi titular
A Turquia, com os benfiquistas Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu de início, venceu a Islândia, por 4-2, na quarta jornada do grupo B4 da Liga das Nações.
A jogar em casa, em Reiquiavique, a Islândia viu-se a vencer desde muito cedo. Oskarsson, lançado na profundidade, correu desde a entrada do seu meio-campo ofensivo, entrou na área e atirou sem hipótese para Cakir.
A Turquia reagiu e teve Kerem Akturkoglu tentou remar contra a maré – Kokçu teve um primeiro tempo mais discreto. Ainda assim, os turcos, comandados por Vincenzo Montella não conseguiram criar muitas oportunidades flagrantes de golo e a Islândia foi para o intervalo na frente.
A Turquia voltou com tudo para a segunda parte e deixou logo um aviso aos 49’. Calhanoglu tentou o cruzamento, a bola desviou num jogador da Islândia e bateu no poste. No seguimento da jogada, Valdimarsson fez uma enorme defesa, impedindo o golo de cabeça de Kahveci.
Aos 51’, Yildiz, que esteve endiabrado na segunda parte, atirou ligeiramente ao lado. Aos 53’, a Turquia beneficiou de uma grande penalidade e Calhanoglu conseguiu convertê-la. Contudo, o lance foi invalidado já que, no momento do remate, o capitão turco escorregou e deu dois toques na bola.
14 outubro 2024, 21:08
Calhanoglu converteu a grande penalidade, mas escorregou no momento do remate e deu dois toques na bola. Árbitro anulou o golo, que seria o empate para os turcos
O golo do empate acabaria por surgir aos 63’, com um grande golo de Kahveci. Aos 67’, nova grande penalidade para a Turquia e Calhanoglu voltou a assumir a responsabilidade e, desta feita, colocou a bola no fundo das redes e de forma legal.
Já perto dos 77’, polémica na área da Turquia. Demiral (ex-Sporting) cortou a bola em cima da linha de golo e os jogadores da Islândia ficaram a pedir mão na bola. Após ouvir indicações do VAR, o árbitro nada assinalou e mandou seguir.
Aos 83’, a Islândia chegou ao empate. Cruzamento da direita do ataque de Fridriksson e Gudjohnsen cabeceou para o fundo das redes.
Num jogo de parada e resposta, Akturkoglu, aos 84’, rematou fraco para defesa de Valdimarsson. O jogador do Benfica viria mesmo a ser decisivo. O extremo pressionou o guarda-redes da Islândia, que foi surpreendido e acabou mesmo por perder a bola, que sobra para Arda Guler fazer o 3-2, aos 88'.
O melhor momento da noite saiu dos pés de Kerem Akturkoglu. O atacante do Benfica fez um golaço, aos 90+5', e fechou as contas do jogo.
A Turquia soma 10 pontos e lidera o grupo. A Islândia mantém os quatro pontos.