Ajax deita a mão ao título neerlandês, Matheus deu importante ajuda
Guarda-redes emprestado pelo SC Braga fez a assistência para o segundo golo na vitória por 2-0 sobre o PSV, que deixa equipa de Amesterdão com nove pontos de vantagem
O Ajax tem o título neerlandês na mão, o seu 37.º, primeiro desde 2022, depois de decisivo triunfo (2-0) em Eindhoven, frente ao PSV, por 2-0. A vitória deixa a equipa de Amesterdão com nove pontos de vantagem sobre o rival de ontem, a sete jornadas do fim.
O Ajax de Francesco Farioli tem fama de ser equipa combativa e voltou a ser esse o segredo para o sucesso no clássico deste domingo. Após início equilibrado, com Saibari (PSV) e Kenneth Taylor (Ajax) a não conseguirem aproveitar boas ocasiões no primeiro quarto de hora, a equipa da casa começou a tomar conta do jogo, e da bola.
Os visitantes cerraram fileiras, procuraram ataques rápidos mas foi de bola parada que chegaram à vantagem, aos 35 minutos: Jordan Henderson acertou na barreira na marcação de um livre, a bola sobrou para o brasileiro Lucas Rosa, que encontrou Davy Klaassen na área. O médio dominou, rodou e marcou, assinando o 82.º golo na Eredivisie – pelo Ajax, este século só Klaas-Jan Huntelaar (121) tem mais.
Em desvantagem, o PSV carregou, sobretudo no início da segunda parte, com sete remates nos primeiros 15 minutos, mas Matheus, na baliza do Ajax, ia resolvendo os problemas. E foi o guarda-redes brasileiro emprestado pelo SC Braga deu mão importante (ou pé, neste caso) para decidir a partida. Aos 67 minutos, viu Bertrand Traoré a fugir pela direita e, da sua área, procurou-o com pontapé longo. O extremo conseguiu receber, veio para o meio e, de fora da área, fez o segundo do Ajax, de pé esquerdo.
O golo contra a corrente do jogo tirou o fôlego ao PSV e o Ajax conseguiu controlar até final. Uma vantagem que poderia ter ficado reduzida a três pontos, em caso de derrota, aumentou subitamente para nove, justificando a festa no fim do encontro.