UEFA Aí estão os dez estádios da candidatura Reino Unido/Irlanda ao Euro-2028
O Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte) e a Irlanda apresentaram esta quarta-feira oficialmente os dez recintos para albergar os jogos da candidatura conjunta à organização do Euro-2028, em junho e julho desse ano, evento para o qual a Turquia já anunciou, também, que se irá candidatar (tal como para a fase final de 2032), a par da atual detentora do troféu e campeã da prova da UEFA em 2020 (jogada em 2021), a Itália, que neste dia anunciou também concorrer... mas também só a 2032.
De uma lista inicial de 14 estádios, são dez os eleitos. Entre os recintos, encontram-se o Hampden Park, de Glasgow (Escócia, 52.032 lugares), o Principality Stadium, de Cardif (Gales, 73.952 lugares), o Aviva Stadium, em Dublin (Irlanda, 51.711), além dos mais conhecidos ingeses St James' Park (recinto do Newcastle, 52.305 lugareS), o Villa Park de Birmingham (reduto do Aston Villa, lotação de 52.190 espectadores), o Etihad Stadium, casa do Manchester City (capacidade para 61 mil nas bancadas) e, em Londres, o Tottenham Hotspur Stadium (comporta 62.322 espectadores).
A final, claro, está agendada para Londres, em Wembley (90.652 lugares sentados), com o novo estádio projetado para o Everton, em Liverpool, o Everton's Bramley-Moore Dock Stadium - lotação de 52.679 espectadores, investimento de €850 M, segundo o dono dos ‘toffees’, Farhad Moshiri - a receber também a competição, tal como em Belfast, capital da Irlanda do Norte, o Casement Park (34.500 espectadores), este a necessitar de obras: não é usado desde 2013.
Fora da corrida, depois da lista de 14 recintos enviada à UEFA ainda em 2022 pela federação inglesa (Football Association, FA), ficaram quatro: Old Trafford (Manchester, reduto do United), o Stadium of Light (Sunderland), o London Stadium (Estádio Olímpico, onde joga o West Ham) e o Croke Park (Dublin).
«Grande lotação, estádios de futebol famosos e modernos serão palcos de eleição para o que desejamos seja o melhor e mais bem-sucedido Europeu de sempre, tornando a nossa candidatura conjunta de baixo risco e alto retorno», frisou a FA, esta quarta-feira, em nota emitida no seu site.
A candidatura do Reino Unido e Irlanda é apoiada pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pelos seus homólogos irlandês, Leo Varadkar, escocês, Humza Yousaf, e galês, Mark Drakeford. «Será o maior acontecimento desportivo conjunto nas nossas ilhas», diz a nota conjunta, divulgada pela BBC, onde se referem «mais de três milhões de bilhetes» para os fãs poderem assistir aos jogos da competição.
O Comité Executivo da UEFA decidirá em reunião a realizar em setembro ou outubro do corrente ano qual o anfitrião do Euro-2028, mas também o do Euro-2032, ao qual a Itália formalizou, através da sua federação, também neste dia a candidatura, como pode ler no 'tweet' abaixo: