Agora é oficial: Fábio Vieira está de regresso ao FC Porto
Fábio Vieira com a camisola número 10 do FC Porto ao lado de Jorge Costa e Zubizarreta (Foto: @FCPorto)

Agora é oficial: Fábio Vieira está de regresso ao FC Porto

NACIONAL28.08.202421:00

Médio português chega por empréstimo do Arsenal até ao final da temporada, sem opção de compra, e os dragões vão pagar a totalidade do seu salário

Dois anos depois, está oficializado o regresso de Fábio Vieira ao seu clube de formação, o FC Porto. O anúncio foi feito esta quarta-feira, no dia seguinte ao que o médio deixou Inglaterra e voltou a Portugal, sendo que os portistas chegaram a acordo com o Arsenal para um empréstimo de um ano, sem opção de compra, e vão pagar a totalidade do seu salário.

O FC Porto anunciou ainda no seu site que poderá pagar ao Arsenal uma taxa de empréstimo variável em função do número de participações do atleta nas diversas competições que o clube disputar. Adicionalmente, em caso de atingimento de objetivos coletivos e individuais, poderá ser paga uma remuneração variável ao Arsenal até 700 mil euros. Os dragões revelaram ainda que a duração do empréstimo do atleta contempla a sua participação no Mundial de Clubes a realizar nos Estados Unidos da América nos meses de junho e julho de 2025.

O próprio já falou ao canal do clube e admitiu estar muito satisfeito por voltar ao FC Porto: «Estou ansioso porque quero começar numa casa que eu já conheço, estou muito feliz por estar aqui e sinto-me pronto para começar os trabalhos e poder ajudar a equipa ao máximo. Eu queria ter minutos, coisa que foi difícil para mim em Inglaterra porque tive duas lesões e achei que o FC Porto seria a melhor opção para mim, para eu poder voltar a ter competitividade, minutos e estou feliz por estar cá e pronto para começar a trabalhar», disse, explicando a razão pela qual regressou e agradecendo também o carinho dos adeptos.

«É uma casa que eu já conheço, é a minha casa, foi aqui que tudo começou quando eu era criança e sei que os adeptos têm um carinho muito especial por mim e eu também tenho um carinho muito grande por eles e juntos vamos conseguir fazer coisas muito positivas esta época», acrescentou.

Na chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na última terça-feira, ao lado de Jorge Costa, diretor de futebol profissional, e de Andoni Zubizarreta, diretor desportivo, o jogador de 24 anos já tinha vestida a nova camisola principal do FC Porto. Também já foi revelado que vai utilizar o número 10 na camisola, que era de Francisco Conceição e que saiu para a Juventus, também num empréstimo de um ano sem opção de compra. Antes tinha usado o 50 no Dragão e o 21 em Londres.

«É um número mítico, tivemos já algumas referências aqui no clube, lembro-me do Deco, James Rodríguez, é um número mítico no futebol e acho que me assenta bem», justificou.

No verão de 2022, os gunners pagaram 35 milhões de euros aos dragões pelo atleta, mas, apesar de ter tido os seus momentos, não conseguiu explodir na Premier League às ordens de Mikel Arteta, pelo que vai jogar novamente de azul e branco e regressar a solo inglês em 2025/26.

Ao serviço do FC Porto, Fábio Vieira soma 10 golos e 18 assistências em 76 jogos pela equipa principal, ao longo de três épocas, e quer agora aumentar esses números para recuperar a forma que demonstrou em 2021/22, antes de ser vendido. Já pelo Arsenal contabilizou 3 golos e 9 assistências em 49 jogos, nestas últimas duas temporadas.