6 setembro 2023, 19:48
Bernardo Silva e Rúben Dias nos nomeados para a Bola de Ouro
Médio e defesa portugueses do Manchester City integram a lista de candidatos divulgada pela France Football
Esta segunda-feira será marcada pela entrega do prémio ao melhor jogador do mundo na época 2022/23. Mas como é eleito o vencedor do prémio individual mais prestigiante do futebol?
Sempre sujeito a intenso debate, o anúncio da atribuição da Bola de Ouro 2023 está marcado para esta segunda-feira, em Paris, às 19.45 horas. Erling Haaland e Lionel Messi são os principais candidatos à conquista da distinção, com aparente favoritismo para o argentino, até porque o prémio agora contempla a época desportiva e não o ano civil, pelo que o Mundial 2022 entra na equação.
A France Football, que organiza a entrega do prémio desde 1956, começa por nomear uma lista de 30 jogadores elegíveis à conquista do prémio, reduzindo assim o campo de possíveis vencedores.
Bernardo Silva e Rúben Dias são os representantes portugueses nessa lista, que desta vez não tem Cristiano Ronaldo, que teve lugar cativo durante 20 anos.
6 setembro 2023, 19:48
Médio e defesa portugueses do Manchester City integram a lista de candidatos divulgada pela France Football
Depois, o júri é composto por um jornalista de cada um dos 100 países melhor classificados no ranking de seleções masculinas da FIFA. O eleitor português tem sido Joaquim Rita.
Cada jornalista elege depois, a partir da lista definida pela France Football, os cinco melhores jogadores na sua opinião. O jogador em primeiro lugar recebe 6 pontos, o segundo recebe 4, o terceiro recebe 3, o quarto recebe 2 e o quinto recebe um ponto. Juntando-se as escolhas dos 100 jornalistas, o jogador que tiver mais pontos é considerado o vencedor.
23 outubro 2023, 15:27
Documentário sobre a Bola de Ouro 2022 recolhe testemunhos sobre o avançado francês
No caso de existir um empate, os mesmos jurados elegem o melhor jogador que não entrou na sua lista de cinco melhores. Se o empate persistir, é tido em conta o maior número de citações nos lugares mais elevados (mais votos em primeiro, mais votos em segundo, ou em diante...). Se, ainda assim, não houver um vencedor, este é aquele que tiver o maior número de nomeações para a Bola de Ouro ao longo da sua carreira.
Os jornalistas devem ter sempre presentes os três critérios de seleção definidos pela France Football: o primeiro, e mais importante, centra-se na performance individual do jogador. O segundo critério foca-se nos troféus coletivos que cada jogador conquistou ao longo da época e o terceiro critério diz respeito ao sentido de fair-play dos nomeados.
27 outubro 2023, 18:42
Organização partilhou vídeo nas redes sociais, em parceria com a joalheria Mellerio
Esta será a 69ª edição da Bola de Ouro e, como seria de esperar, os critérios de eleição do vencedor já passaram por várias evoluções.
Durante quase 40 anos, os vencedores da Bola de Ouro só podiam ser jogadores nascidos na Europa – razão pela qual Pelé e Maradona nunca conquistaram o prémio. Até que, em 1995, o campo de possíveis vencedores alargou-se a jogadores de todo o mundo que jogassem na Europa – George Weah tirou proveito disso logo nesse ano e, até hoje, é o único jogador africano que venceu o prémio.
Até que em 2007, a lista de vencedores alargou-se a qualquer jogador que jogasse em qualquer país – razão pela qual Lionel Messi, atualmente nos norte-americanos do Inter Miami, se pode tornar no primeiro jogador de sempre a vencer a Bola de Ouro sem estar a jogar num clube europeu.
No entanto, ao longo de toda a sua história, o vencedor da Bola de Ouro foi sempre decidido por jornalistas (ou jogadores e treinadores) de vários países, o que ajudou a dar ao prémio a influência e reputação mundial que continua a ter.
De recordar que, entre 2010 e 2015, a FIFA também esteve associada à atribuição da Bola de Ouro, mas agora tem o prémio The Best.