Ideia de continuar a crescer em Alvalade antes da saída para o Chelsea em 2026 agradou ao jogador. Contexto de maior estabilidade antes do salto gigante também agradou à família. Quer chegar a Stamford Bridge com estatuto reforçado no Sporting e na... Seleção Nacional
Não é caso inédito, é certo, mas não deixa de ser pouco comum nos dias que correm. O Chelsea gastou €51 milhões, uma fortuna, para assegurar Quenda junto dos leões, mas antes do salto gigante para a Premier League, decidiu deixar o jovem de apenas 17 anos – completa 18 em abril – em Alvalade por mais uma época. Uma condição que, tal como adiantou A BOLA, se revelou decisiva para o fecho das negociações.
Desde logo porque foi uma decisão recebida com agrado pelo próprio jogador. E que foi comunicada, de pronto, numa conversa franca e aberta que Quenda teve com Enzo Maresca no decorrer das negociações durante esta semana. Rubricando um contrato de longa duração (sete temporadas) com os blues, Quenda, assim como todos os seus familiares e pessoas mais próximas, entenderam que seria importante uma maior consolidação no futebol profissional de forma a encontrar um contexto de maior estabilidade, sobretudo em termos emocionais, antes do salto para a Premier League.
Negociações com os londrinos foram iniciadas (e finalizadas...) esta semana. Ala cumpriu exames médicos em Lisboa. Leões cedo perceberam que valores oferecidos pelo Manchester United seriam muito inferiores. E Amorim queria Quenda o mais cedo... possível
Após a afirmação meteórica na equipa principal dos leões (há um ano andava pelos sub-23), Quenda, sabe A BOLA, acredita que será fundamental na sua evolução continuar a ter muito tempo de jogo (esta época é o único jogador do plantel que marcou presença em todas as partidas oficiais) para continuar a crescer de forma sustentada e assim reforçar a sua experiência competitiva num nível elevado. Terá assim um período, uma época, de estabilização em Alvalade antes da mudança para o Chelsea. Que o ajudará a chegar mais preparado a Stamford Brigde. A todos os níveis! Desde a questão linguística passando pelo reforço de uma aprendizagem tática num nível exigente, também em competições como a Liga dos Campeões.
Jovem extremo fica mais um ano no Sporting antes de rumar a Londres com 19 anos feitos
Os objetivos, esses, são claros. Quenda quer terminar a temporada com a conquista do título nacional (que para ele seria o primeiro, pois não foi utilizado por Amorim na época passada) e entrar a todo o gás em 2025/2026. Voltar a marcar uma posição na equipa principal dos leões, com um rendimento (ainda) mais visível (no que respeita a golos e assistências) para chegar a Inglaterra com o estatuto reforçado. Não só por aquilo que espera conseguir no Sporting, mas também na... Seleção Nacional, que é uma das outras grandes metas na próxima temporada. Ser presença assídua nos eleitos de Roberto Martínez também é um ponto visto como fundamental pelo jogador no seu processo de crescimento. Tudo isto ajudará Quenda a chegar com outro tipo de preparação a Inglaterra. Esta a mensagem passada ao jogador que foi recebida com enorme agrado (e motivação) por parte de Quenda.
O presidente Varandas, não se cansa de fazer mal ao Sporting, o melhor jogador da formação do Sporting dá-o ao Chelsea. Inqualificável.