Liga A opinião de quem jogou nas águias e nos guerreiros: «Se o Benfica ganhar será campeão»
A carreira desportiva de Quim, longa e recheada de conquistas, está largamente pintada a vermelho e branco. Seis temporadas consecutivas de Benfica e 13 no SC Braga garantem ao guarda-redes uma base de conhecimento importante e uma visão extraordinária para o jogo que pode ter papel decisivo para as decisões no campeonato. O Benfica-SC Braga será talvez o jogo mais desejado e palpitante do fim de semana na esfera europeia do futebol mas é também o seu jogo.
«Diz-me muito, sem dúvida. Um clube viu-me crescer, o outro deu-me projeção e títulos e nada disso se pode ignorar, são os meus clubes, dei sempre tudo pelo meu emblema», garante o antigo guarda-redes, agora com 47 anos e a passar os conhecimentos que tem da baliza no Trofense para uma nova geração de valores.
Esta perdição pelos dois emblemas tem razão de ser muito prática. Quim tem uma vida de grande dedicação aos guerreiros e é o sexto jogador com mais partida realizadas pelo clube (299), mas por outro lado no Benfica realizou perto de duas centenas de jogos (184) e venceu dois campeonatos pelas águias, conhecendo com a camisola dos encarnados grandes dias de glória.
Mas mesmo que longe do seu raio de ação o Benfica-SC Braga do próximo sábado seria sempre jogo distinto e Quim olha para este clássico dos tempos modernos de uma forma excecional. O que vê hoje dos dois clubes coloca-o perante um cartaz de grande nível. «O SC Braga está fortíssimo e vê-se agora a olhar mais para cima do que para baixo e provavelmente tem o melhor futebol da Liga neste momento», atreve-se a dizer o antigo guarda-redes.
Por outro lado, Quim tem também outra séria convicção. «Jogar na Luz é complicadíssimo, são 60 mil pessoas a puxar pela equipa do Benfica e quando aquela mola se movimenta fica tudo mais difícil para qualquer adversário. Acho que vamos ter grande jogo e desejo que o vencedor tenha mérito», aponta.
O antigo guarda-redes está seguro de que o jogo de sábado pode transportar para duas realidades. Decidir a Liga ou acender um novo rastilho para a reta final. «Se o Benfica ganhar este jogo vai ser campeão, mas o SC Braga pode complicar as contas e levar as decisões para as três jornadas finais», destaca.