A incrível história de Mamede – luta contra a surdez e até já se treinou no Benfica
Matheus Mamede (Foto Facebook/Náutico)

A incrível história de Mamede – luta contra a surdez e até já se treinou no Benfica

NACIONAL18.09.202312:38

Jovem médio de 16 anos tem implante e em Portugal passou pelas águias e pelo P. Ferreira

As histórias de superação abundam no desporto e no futebol também as há. E é por uma delas que luta todos os dias Matheus Mamede, jovem médio de 16 anos que joga nos sub-17 do Náutico e lida diariamente com o problema da surdez para continuar a batalhar pelo sonho de jogar de futebol.

Mamede nasceu com perda total de audição do ouvido direito e com apenas 25% da audição do ouvido esquerdo

Matheus Mamede, relata uma interessante reportagem do Globo Esportes, já se treinou em Portugal, no Paços de Ferreira e no Benfica, e agora está no clube de Pernambuco há três anos e treina-se com um implante que usa desde os 4 anos e compensa a perda auditiva. Ainda de acordo com a peça da publicação brasileira, Mamede nasceu com perda total de audição do ouvido direito e com apenas 25% da audição do ouvido esquerdo. O dispositivo foi colocado, através de uma cirurgia, atrás da orelha, por dentro do couro cabeludo, mas também tem uma parte externa – permitiu ao jovem recuperar boa parte da audição do ouvido direito e compensar 75% no esquerdo. Nos jogos, Mamede usa uma faixa na cabeça para proteger o aparelho.

 

Apesar das dificuldades, o jovem lançou-se no futsal, chegou ao futebol de 11 e deseja tornar-se profissional. É fã de Neymar. «O dia a dia com o Mamede é um pouquinho diferente, mas a gente consegue administrar bem. A gente se comunica muito bem com ele com a comunicação visual. Procuramos também falar um pouco mais perto para ele fazer a leitura labial. Isso tem sido bastante proveitoso e estamos conseguindo extrair o máximo dele e ele tem correspondido dentro do campo», diz Thiago Souza, treinador de Mamede nos sub-17 do Náutico, citado pelo Globo.