A 'Batalha de Hamburgo' acabou com festa polémica de Kokçu
IMAGO

A BOLA NO EURO 2024 A 'Batalha de Hamburgo' acabou com festa polémica de Kokçu

INTERNACIONAL27.06.202400:20

Jogador do plantel do Benfica festejou 'na cara' da seleção do ex-colega David Jurásek, que vai para casa. Jogo bateu recorde de cartões em Europeus

Já há quem lhe chame a Batalha de Hamburgo. O duelo entre Chéquia e Turquia bateu o recorde de cartões em jogo do Campeonato da Europa: 18 amarelos e 2 vermelhos. Um número impulsionado pela expulsão do checo Antonín Barák, o primeiro jogador da história do torneio a ver dois cartões amarelos nos primeiros 20 minutos.

O árbitro, o romeno István Kovács, teve dificuldades em controlar a folha disciplinar depois disso, e a prova é que, já após o apito final, ainda expulsou o checo Tomás Chory e exibiu outros dois amarelos, na sequência de uma situação despoletada pelo benfiquista Orkun Kokçu, que festejou o apuramento na cara dos adversários.

No final, os jogadores de ambas as equipas responsabilizaram o árbitro pelo recorde disciplinar negativo. «Para mim a arbitragem foi pobre. Até falei com o capitão da Turquia sobre a arrogância do árbitro. Os melhores árbitros são aqueles que não têm impacto no jogo, mas este queria ser o Homem do Jogo. Aquilo que se passou no final foi reflexo do jogo. Estávamos desapontados e tentámos mostrar algo, mas não foi nada de especial», disse o dono da braçadeira checa, Tomás Soucek, na zona mista do Volksparkstadion.

Ferdi Kadioglu, lateral esquerdo da Turquia, foi dos poucos a escapar à mão leve do árbitro, e no final defendeu que o jogo não foi assim tão duro. «A segunda parte foi um pouco mais, mas o árbitro também deu amarelos com facilidade», referiu.

Após 90 minutos de grande intranquilidade, a seleção turca já mostrava um semblante mais leve no final do encontro. Dezasseis anos depois volta a passar a fase de grupos de um Campeonato da Europa, e com isso lançou comemorações não só no seu país, mas também entre a vasta comunidade turca da Alemanha, que tem dado forte apoio à equipa.