A análise de Duarte Gomes à arbitragem do FC Porto-Famalicão
Um erro entre muito acerto
Gustavo Correia, árbitro da AF Porto, deslocou-se ao Estádio do Dragão para dirigir o FC Porto/FC Famalicão.
A liderar a equipa de videoarbitragem esteve o setubalense Bruno Esteves.
O árbitro portuense esteve quase sempre bem, apesar de ter lances complicados para analisar, num jogo intenso até ao apito final. Errou num deles (com relevo, perto do final), mas é justo sublinhar que no demais esteve a altíssimo nível.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
9' Cadiz iniciou e finalizou a jogada do golo inaugural no Dragão. O avançado venezuelano cabeceou à baliza de Diogo Costa sem carregar Otávio, que ficou caído no relvado.
12' Topic deixou o pé para trás, parecendo derrubar Evanilson, ainda fora da sua área. O contacto, embora ligeiro, existiu. O árbitro entendeu que não foi suficiente para ser penalizado com pontapé-livre.
15' Ivan Jaime foi agarrado e depois derrubado por Nathan. O árbitro portuense analisou corretamente o lance. Pontapé-livre bem assinalado.
17' Francisco Conceição cruzou da direita bola que foi desviada, de forma infeliz, por Youssuf para a própria baliza. Foi legal o golo do FC Porto.
22' Entrada dura, por trás, de Otávio sobre Cadiz. O lance foi no limite para a advertência. Foi aceitável o aviso que o árbitro deu ao central azul e branco para não reincidir.
29' Evanilson cometeu infração quando tentou pontapé acrobático na área adversária. O avançado atingiu a cabeça de Francisco Moura após colocar o pé em zona demasiado alta. Bem o árbitro.
31' Francisco Moura colocou as duas mãos em Francisco Conceição, impedindo em falta a sua progressão. Ficou por assinalar pontapé-livre para o FC Porto.
43' Otávio já tinha sido avisado antes. Desta vez, o defesa atingiu Puma após abordagem intempestiva. Esteve bem o portuense ao punir a reincidência com cartão amarelo.
45'+1 Gustavo Sá cruzou da direita para finalização de Cadiz. Antes, Sorriso tentou o remate sem cometer infração sobre Diogo Costa. Golo bem validado ao Famalicão.
54' Taremi tentou passar por Mihaj, que esticou o pé direito para tentar desviar a bola. A questão é que não foi essa ação que fez tropeçar e cair o avançado iraniano: foi este quem levou a perna esquerda na direção da perna do adversário, quando a bola estava jogável à direita. Esteve bem a equipa de arbitragem ao nada assinalar.
55' Francisco Conceição disputou a bola no solo quando ela já estava dominada pelas duas mãos de Luiz Junior. A infração do avançado azul e branca foi bem punida pelo árbitro. Nestes lances é preferível esperar pela finalização antes de interromper o jogo.
60' Wendell impediu Cádiz de prosseguir numa saída prometedora, vendo com justiça o cartão amarelo.
64' Taremi voltou a ir ao contacto/choque com o corpo de Mihaj, caindo sem falta perto da área famalicense. Voltou a estar bem o árbitro ao não assinalar infração.
68' Youssuf não foi carregado por Nico González. O médio agarrou depois o adversário, impedindo-o de prosseguir a jogada. A infração antidesportiva foi bem punida com advertência.
81' Ao tentar a bola, Alan Varela atingiu as pernas de Youssuf, cometendo infração atacante bem analisada pelo árbitro do jogo.
82' Golo legal do FC Porto: Galeno cruzou da esquerda e Taremi finalizou com sucesso.
83' Varela e Cádiz incorreram em comportamento antidesportivo mútuo. Foram bem advertidos.
85' O primeiro erro visível de Gustavo Correia na partida: Youssuf entrou tarde e com negligência sobre Nico González e devia ter visto o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. O árbitro entendeu que não. Errou na análise.
90'+3 Evanilson entrou em picardia com Mihaj. Ao contacto inicial com o braço, seguiu-se uma cabeçada. A conduta violenta do avançado foi vista pelo árbitro, que corretamente o expulsou com cartão vermelho direto. O defesa albanês foi corretamente advertido.
90'+5 Namaso caiu na área adversária sem sofrer de De Haas. Bem o árbitro ao nada assinalar.