A análise de Duarte Gomes à arbitragem: «Bem nos lances capitais»
Foto Miguel Nunes

Benfica-Feyenoord, 1-3 A análise de Duarte Gomes à arbitragem: «Bem nos lances capitais»

NACIONAL23.10.202423:12

Especialista de arbitragem de A BOLA avalia com nota positiva o árbitro turco Umut Meler

Umut Meler viajou até Lisboa para dirigir o jogo da 3.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões entre Benfica e Feyenoord.

 O internacional turco contou com a colaboração à distância do inglês David Coote (desempenhou a função de vídeo árbitro). Uma curiosidade: o AVAR da partida foi o romeno Cătălin Popa.

 Ou seja, o jogo da Luz foi arbitrado por um equipa composta por seis árbitros de três nacionalidades diferentes. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

12' Golo legal do Feyenoord. Otamendi, no centro, validou a posição de Igor Paixão, que fez a assistência para Ueda finalizar.

24' A visibilidade do agarrão de Lotomba a Otamendi (com os dois braços) quase obrigou o VAR à intervenção. Ninguém perceberia que um abraço daqueles pudesse passar impune, ainda que o argentino tenha potenciado a queda. Decisão correta da equipa de arbitragem. 

31' Di Maria esticou o pé para trás, impedindo o guarda-redes adversário de soltar a bola com as mãos. É importante que se perceba que este tipo de situações está expressamente tipificado na Lei 12. A sanção é aquela que o árbitro adotou: pontapé-livre indireto contra a equipa atacante. Tudo certo, lance bem analisado. 

33' As imagens não foram totalmente esclarecedoras e é pena. Se por um lado o braço esquerdo de Kokcu estava para trás, no corpo de In-beom, a perna do sul-coreano estava em redor do turco. A queda de ambos foi normal ou faltosa? Análise difícil sem a perspetiva e ângulos adequados. É justo aceitar como correta a análise de árbitro e VAR. 

39' Timber tocou na bola e na sequência do movimento atingiu a perna de Florentino com clara negligência. O toque no esférico, a forma de contacto (com a ponta da sola) e a ausência de maior intensidade justificam a opção pelo cartão amarelo. Mas foi no limite. 

41' No momento do passe de Di Maria, Akturkoglu estava em claro fora de jogo. Foi bem anulado o golo marcado depois por Pavlidis. 

44' Cartão amarelo mostrado a Bueno (talvez por protestos, porque a infração sobre Bah não o justificou).

48' Kokcu tocou com o pé esquerdo na cara do Osman de forma involuntária e porque foi carregado pelo adversário. Bem o árbitro. 

54' Lotomba parece ter tocado a bola mais por instinto/reação do que de forma deliberada. O árbitro interpretou o atraso ao seu guarda-redes como legal. Fez bem.

54' Entrada muito negligente de Florentino sobre Igor Paixão justificava advertência. Erro de interpretação do árbitro turco.

59' Quando Hancko fez a assistência, Trauner estava ligeiramente adiantado em relação à linha de bola. Excelente intervenção do VAR, em lance de análise muito difícil em campo. Valeu a tecnologia semi-automática de fora de jogo. Golo bem anulado aos neerlandeses.

60' Di Maria caíu na área adversária após toque com o braço nas costas/pescoço dado por Ueda. A queda pareceu excessiva e o contacto dentro dos limites do aceitável. 

66' Akturkoglu estava em jogo quando Beste rematou cruzado. Foi bem validado o golo marcado pelo SL Benfica. 

81' Renato Sanches encostou lateralmente em Carranza, que não sofreu falta para penalti. Boa decisão do turco na área encarnada. 

84' Fora de jogo mal assinalado ao ataque do Feyenoord em situação muito prometedora para os neerlandeses. Erro do árbitro assistente. 

87' Mal gerido o processo de substituição de Bueno. O árbitro ordenou que o jogador saísse bem antes da troca estar preparada/consumada. 

89' Otamendi devia ter sido advertido após entrada negligente sobre Carranza. O árbitro entendeu não agir disciplinarmente. 

90+2' Golo legal do Feyenoord, na sequência de infração anterior cometida por Amdouni (viu amarelo talvez por protestos).

Nota do árbitro: 6