Incrível: depois de garantir os oitavos de final, Yamal acaba o secundário

Incrível: depois de garantir os oitavos de final, Yamal acaba o secundário

INTERNACIONAL27.06.202419:26

Duplo motivo de celebração para o jovem avançado de 16 anos de Espanha

Parece inacreditável, mas há um jogador do Euro 2024 que terminou o secundário durante a competição. Trata-se de Lamine Yamal, de apenas 16 anos, que concluiu o ESO (Escolaridade Secundária Obrigatória).

É um duplo motivo de festa para o jovem prodígio do Barcelona e da seleção espanhola, que já tinha revelado andar a estudar no arranque da concentração da seleção para este Europeu. Agora, para além de ajudar La Roja a garantir os oitavos de final, tem o ensino secundário concluido. Segundo o jornal 'Sport', a primeira coisa que Yamal fez foi ligar à mãe a dar a notícia.

Um tema que, de resto, nunca foi escondido pelo próprio Yamal. «Trouxe os trabalhos de casa, porque estou no quarto ano da ESO [Escolaridade Secundária Obrigatória], tenho aulas online e tem corrido bem. Espero que o professor não me reprove», tinha pedido o camisola 19 de Espanha, em entrevista ao 'AS'.

Lamine Yamal é o mais jovem a jogar num Europeu e jogou os três jogos na fase de grupos, depois de uma época em que fez 50 jogos pelo Barcelona. Na retina, fica também a polémica da lei alemã de proteção aos jovens, que abrange todos os menores de 18 anos. De acordo com o Bild, o decreto estabelece que os jovens não têm permissão para trabalhar depois das 20 horas locais. Os jovens atletas estão autorizados a trabalhar até às 23 horas.

Lamine Yamal foi titular frente a Croácia e Itália e pode mesmo ter violado a lei. Mesmo tendo deixado o relvado antes das 23 horas locais, tomar banho, conceder entrevistas rápidas e até abandonar o estádio são atos que têm de acontecer dentro do horário permitido.

A Espanha defronta a Geórgia este domingo para os oitavos de final do Euro 2024.