Rio Ave-Casa Pia: cartuxos gastos até ao intervalo justificam empate final

Eduardo Pedrosa Marques • 09:19 - 02.11.2024/ Atualizado: 17:42 - 02.11.2024

Clayton e Martim Neto marcaram os golos dos vila-condenses, Nuno Moreira e Cassiano faturaram para os lisboetas

Continue na nossa companhia, caro leitor. Dentro de instantes, poderá ler no site de A BOLA toda a reportagem deste jogo, bem como a crónica do duelo entre Rio Ave e Casa Pia.

Final da partida! Rio Ave 2 Casa Pia 2. Um empate que se aceita, mas com um único lamento: a segunda parte poderia ter sido tão boa quanto a primeira e, já agora, com tantos golos. Tudo porque os primeiros 45 minutos foram um hino ao futebol. Duas equipas descomplexadas, sempre com o foco centrado no processo ofensivo e, dessa forma, foi com naturalidade que os golos apareceram. E logo... 4! Nuno Moreira adiantou os gansos, Clayton empatou. Cassiano devolveu a vantagem aos lisboetas, Martim Neto recolocou os vila-condenses na discussão dos três pontos. Na etapa complementar, porém, o ritmo baixou um pouco, e pese embora uma ou outra tentativa de parte a parte, a verdade é que os guarda-redes não voltaram a passar por momentos de grande sobressalto. O Rio Ave continua sem perder em casa - o último desaire caseiro foi a 29 de outubro de 2023 (!) -, o Casa Pia continua a somar.

90+8'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+6'
Amarelo

Cartao amarelo para Andrian Kraev.

95'

Cartão amarelo a Andrian Kraev (Casa Pia).

90+3'
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por André Geraldes numa substituição tática.

90+3'
Substituição

Nuno Moreira sai do campo e é substituído por Miguel Sousa numa substituição tática.

92'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Larrazabal e Nuno Moreira para as entradas de André Geraldes e Miguel Sousa.

Tempo adicional mínimo para esta segunda parte: 6 minutos

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).

90'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Fábio Ronaldo, aos 53 minutos, ficou perto de celebrar da melhor forma o seu jogo número 100 com a camisola do Rio Ave:

86'
Substituição

Fábio Ronaldo sai do campo e é substituído por João Tomé numa substituição tática.

86'
Substituição

Martim Neto sai do campo e é substituído por Brandon Aguilera numa substituição tática.

86'

Dupla substituição no Rio Ave, com as saídas de Fábio Ronaldo e Martim Neto para as entradas de João Tomé e Brandon Aguilera.

85'
Amarelo

Cartao amarelo para Rafael Brito.

85'

Cartão amarelo a Rafael Brito (Casa Pia).

84'

Responde o Casa Pia! Nuno Moreira tentou o bis, agora de livre direto, mas o remate do extremo dos gansos saiu (muito) por cima da barra da baliza defendida por Cezary Miszta.

83'

Cartão amarelo a Marious Vrousai (Rio Ave).

83'
Amarelo

Cartao amarelo para Marios Vrousai.

81'

Substituição no Rio Ave, com a saída de Kiko Bondoso para a entrada de Olinho.

81'
Substituição

Kiko Bondoso sai do campo e é substituído por Ole Pohlmann numa substituição tática.

A partida está já nos 10 minutos finais e a incerteza no marcador mantém-se. É certo que a intensidade baixou relativamente à primeira parte, mas ainda tudo pode acontecer neste Rio Ave-Casa Pia...

80'

Ameaça o Rio Ave! Remate de Clayton, à entrada da área, para defesa a dois tempos de Patrick Sequeira.

78'
Substituição

Telasco Segovia sai do campo e é substituído por Henrique Pereira numa substituição tática.

78'
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Rafael Brito numa substituição tática.

78'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Telasco Segovia e Cassiano para as entradas de Rafael Brito e Henrique Pereira.

73'

O jogo é reiniciado.

73'

Parece estar tudo bem com o guarda-redes polaco dos vila-condenses e, dessa forma, António Nobre já deu ordem para que a partida fosse retomada.

71'

Cezary Miszta, guarda-redes do Rio Ave, está a ser assistido no relvado e, por essa razão, o jogo está interrompido.

71'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

69'
Amarelo

Cartao amarelo para Aderllan Santos.

68'

Protestam os jogadores do Rio Ave! Tiago Morais tentou desviar a bola sobre Larrazabal, já dentro da área, sendo que o esférico tocou na mão do lateral/ala do Casa Pia. Larrazabal tinha, ainda assim, o braço ao longo do corpo, razão pela qual António Nobre, árbitro da partida, não acedeu aos pedidos de penálti dos vila-condenses e mandou jogar.

Tiago Morais, já em período de compensação da primeira parte, obrigou Patrick Sequeira a uma excelente intervenção:

65'

O jogo é reiniciado.

64'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

62'

Substituição no Casa Pia, com a saída de Max Svensson para a entrada de Jérémy Livolant.

62'
Substituição

Max Svensson sai do campo e é substituído por Jeremy Livolant numa substituição tática.

61'

O jogo é reiniciado.

60'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

60'
Substituição

Demir Ege sai do campo e é substituído por Amine Oudrhiri numa substituição tática.

59'

Substituição no Rio Ave, com a saída de Demir Tiknaz para a entrada de Amine.

Martim Neto, ainda antes do intervalo, fez um golaço e devolveu a igualdade ao marcador:

56'

O jogo é reiniciado.

55'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

53'

Responde o Rio Ave! Fábio Ronaldo (que hoje cumpre o jogo 100 com a camisola do emblema vila-condense), em zona frontal, tentou a sua sorte, mas o tiro do jovem ala esquerdo saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Patrick Sequeira.

51'

Primeiro sinal de perigo desta etapa complementar é dado pelo Casa Pia! Leonardo Lelo encheu-se de fé e, ainda de fora da área, rematou à baliza contrária, mas a bola subiu em demasia e saiu por cima da barra.

Cassiano, em cima da meia hora, voltou a colocar o Casa Pia na frente do marcador:

Luís Freire e João Pereira não mexem nas respetivas equipas. Regressam para a segunda parte os mesmos 22 jogadores que haviam iniciado o encontro.

Início da segunda parte!

46'

Início da segunda parte.

Intervalo! Rio Ave 2 Casa Pia 2. Que jogaço nos Arcos! Nuno Moreira (assistido por Max Svensson) colocou os gansos em vantagem, logo aos 3 minutos, mas Clayton (assistido por Martim Neto) empatou aos 16. Os lisboetas voltaram à carga e em cima da meia hora passaram novamente para a frente: erro de Patrick William, assistência de Nuno Moreira e Cassiano, à boca da baliza, faturou. Mas o tempo de descanso não chegaria sem mais um golo e, no caso, um golaço: Clayton tocou de calcanhar para Martim Neto e o jovem médio cedido pelo Benfica ao Rio Ave rematou de primeira, do meio da rua, para o fundo das redes da baliza de Patrick Sequeira. O duelo entre rioavistas e gansos está muito bom e o que se deseja é que assim continue na etapa complementar...

45+5'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

Clayton, aos 16 minutos, atirou a contar e fez, na altura, o 1-1:

45+2'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

Tempo adicional mínimo para esta primeira parte: 3 minutos

45'

Que momento!! Grande oportunidade para o Rio Ave! Tiago Morais rematou em arco, ainda de fora da área, e Patrick Sequeira voou, literalmente, para o ângulo superior esquerdo da sua baliza e impediu o golo ao camisola 11 dos vila-condenses.

44'
Amarelo

Telasco Segovia comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

Foi desta forma que Nuno Moreira colocou o Casa Pia na frente do marcador, logo aos 3 minutos:

40'

Golo do Rio Ave! Ou melhor... golaço do Rio Ave! Assistência de calcanhar (!) de Clayton e Martim Neto, do meio da rua, remata de primeira e faz a bola entrar bem junto ao poste esquerdo da baliza defendida por Patrick Sequeira. O internacional costa-riquenho do Casa Pia bem se estirou, mas era praticamente impossível defender este tiro disparado pelo jovem médio dos vila-condenses. Volta a estar tudo empatado nos Arcos. 2-2.

40'

G O O O O O L O - Martim Neto do Rio Ave bate o guarda redes de fora da área de pé direito!

Assistência
38'

Mais um sinal ameaçador do Casa Pia! Max Svensson, de livre direto, faz a bola passar muito perto da barra da baliza rioavista.

37'
Amarelo

Cartao amarelo para Omar Richards.

29'

Golo do Casa Pia! Nuno Moreira pressionou Patrick William, roubou a bola ao defesa-central brasileiro, e ofereceu, literalmente, o golo a Cassiano que, à entrada da pequena área, só teve de encostar para o fundo das redes da baliza defendida por Cezary Miszta. Os gansos estão novamente na frente do marcador. 1-2.

29'

G O O O O O L O - Cassiano marca de pé direito!

Assistência
25'

Cartão amarelo a Nuno Silva (treinador-adjunto do Rio Ave).

20'

Novamente o Casa Pia a ameaçar! Cruzamento da esquerda de Leonardo Lelo e Telasco Segovia, ao segundo poste, falha o desvio por milímetros. O internacional venezuelano dos gansos estava, porém, em posição irregular, pelo que se o lance desse golo, o mesmo seria anulado.

16'

Golo do Rio Ave! Assistência primorosa de Martim Neto e Clayton, só com Patrick Sequeira pela frente, não perdoa e atira a contar. Está novamente trudo empatado nos Arcos. 1-1.

Max Svensson, avançado espanhol do Casa Pia está com algumas queixas físicas e, por esse motivo, João Pereira, técnico dos gansos, já colocou em aquecimento Henrique Pereira e Jérémy Livolant.

3'

Golo do Casa Pia! Excelente passe de Max Svensson, Aderllan Santos falhou a interceção e Nuno Moreira, à entrada da área, só com Cezary Miszta pela frente, rematou colocado, fazendo a bola entrar junto ao poste direito da baliza defendida pelo guarda-redes polaco dos vila-condenses. Os gansos estão na frente do marcador. 0-1.

Início da partida!

Estão bem compostas as bancadas do Estádio dos Arcos. Há muitos adeptos do Rio Ave no anfiteatro vila-condense, mas também há a registar algumas dezenas de aficionados do Casa Pia. As três equipas entram neste momento no relvado rioavista e dentro de instantes estará tudo a postos para que role a bola nesta partida da 10.ª jornada da Liga.

O tempo está bom em Vila do Conde. O sol brilha nos céus vila-condenses e de vento, para já, nem sinal. O relvado do Estádio dos Arcos parece estar em excelentes condições para a prática do futebol e, como tal, estão reunidas todas as condições para um jogo de qualidade entre Rio Ave e Casa Pia. Assim os artistas estejam inspirados...

Já João Pereira, técnico do Casa Pia, muda apenas duas peças na equipa que havia apresentado no duelo da ronda anterior, frente ao Nacional (1-0). Saem André Geraldes e Rafael Brito, e entram Larrazabal e Telasco Segovia.

Luís Freire, treinador do Rio Ave, faz quatro alterações no onze relativamente à goleada sofrida diante do Benfica (0-5), na última jornada da Liga. Saem João Tomé, Jonathan Panzo, João Novais e Brandon Aguilera, e entram Marious Vrousai, Martim Neto, Fábio Ronaldo e Tiago Morais.

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Daniel Azevedo (22), José Fonte (6), Raúl Blanco (10), Miguel Sousa (14), Beni (16), Rafael Brito (17), André Geraldes (18), Jérémy Livolant (29) e Henrique Pereira (52)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), Ruben Kluivert (3) e Zolotic (19) C; Larrazabal (72), Telasco Segovia (8), Andrian Kraev (89) e Leonardo Lelo (5); Max Svensson (9), Cassiano (90) e Nuno Moreira (7)

Rio Ave (treinador): Luís Freire

Rio Ave (suplentes): Jhonatan (18), João Novais (6), Vítor Gomes (8), Amine (10), Brandon Aguilera (16), João Tomé (20), Tobías Medina (27), Renato Pantalon (42) e Olinho (80)

Rio Ave (titulares): Cezary Miszta (1); Patrick William (4), Aderllan Santos (33) C e Omar Richards (98); Marious Vrousai (17), Demir Tiknaz (34), Martim Neto (76) e Fábio Ronaldo (77); Kiko Bondoso (19), Clayton (9) e Tiago Morais (11)

Árbitro: António Nobre (AF Leiria); Assistentes: José Mira e Rúben Silva; 4.º Árbitro: Marcos Brazão; VAR/AVAR: João Gonçalves e Ângelo Carneiro

Já há equipas!

Eis a projeção de João Pereira, técnico do Casa Pia:

Recorde a antevisão de Luís Freire, treinador do Rio Ave:

O Rio Ave ocupa, então, a 13.ª posição da tabela classificativa, com 8 pontos, ao passo que o Casa Pia está ligeiramente melhor, uma vez que se encontra no 9.º lugar, com 11 pontos.

Já o Casa Pia chega ao Norte com um estado de espírito diferente. A formação orientada por João Pereira tem vindo em crescendo, não só em resultados, mas também em exibições. E os gansos podem mesmo, esta tarde, selar o melhor momento da época. Afinal, caso vençam em Vila do Conde, chegam às três vitórias consecutivas, algo inédito em 2024/2025. Para estas contas, ressalve-se, estão a ser contabilizadas duas competições: Liga e Taça de Portugal. O Casa Pia venceu, então, os dois últimos jogos, batendo o Amora (5-0), na 3.ª eliminatória da prova rainha, e, depois, o Nacional, na 9.ª jornada do campeonato.

Ainda no que concerne aos vila-condenses, a esperança numa vitória esta tarde está também assente no forte desejo de que a equipa possa galgar algumas posições na tabela classificativa para que não esteja constante na zona baixa e, por isso, com o coração nas mãos. E se a ideia passa por sentirem uma motivação acrescida para o jogo de hoje, então os jogadores do Rio Ave pode olhar para trás e verificar que os dois únicos triunfos alcançados na presente temporada no campeonato foram conseguidos... em casa: Farense (1-0), na 2.ª jornada, e Arouca (1-0), na 4.ª ronda.

O Rio Ave chega a este encontro ávido de regressar às vitórias na Liga. O último triunfo do conjunto de Luís Freire na elite nacional foi já há mais de dois meses, diante do Arouca: triunfo por 1-0, no passado dia 1 de setembro. Depois disso, os nortenhos apenas venceram mais uma vez, mas para a Taça de Portugal: 3-1 diante do Atlético (após prolongamento).

A 10.ª jornada da Liga passa por Vila do Conde e mais concretamente pelo Estádio dos Arcos, palco do duelo desta tarde entre Rio Ave e Casa Pia. A partir das 15.30 horas, rioavistas e casapianos medirão forças em mais uma ronda do campeonato e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!