Rio Ave-Boavista: pantera está ferida, mas ainda tem vida!

Eduardo Pedrosa Marques • 11:24 - 07.04.2025/ Atualizado: 22:18 - 07.04.2025

Panteras chegaram à vantagem fruto de um autogolo de Jonathan Panzo, aos 17 minutos, e Vukotic, aos 75', selou o triunfo dos axadrezados

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue desse lado por dentro de instantes iremos trazer-lhe a crónica e a reportagem deste jogo entre Rio Ave e Boavista.

FINAL DA PARTIDA!! RIO AVE 0 BOAVISTA 2. Ainda há vida no xadrez. As panteras, agora comandadas por Jorge Couto, foram ao Estádio Capital do Móvel (casa emprestada ao Rio Ave) derrotar os vila-condenses e os três pontos alcançados pelas panteras permitem-lhes continuar a sonhar com a permanência. Jonathan Panzo, aos 17 minutos, foi infeliz e desviou para a própria baliza, e Vukotic selou o triunfo dos boavisteiros (75'), ao estar no sítio certo para fazer a recarga a uma defesa de Cezary Miszta após cabeceamento de Robert Bozeník. O Rio Ave soma a quinta derrota consecutiva (quatro na Liga e uma na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal) e os 29 pontos somados pela formação orientada por Petit ainda não garantem a manutenção na elite nacional...

90+8'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+6'
Substituição

Diaby sai do campo e é substituído por Gboly Ariyibi.

90+3'
Substituição

Salvador Agra sai do campo e é substituído por Osman Kakay.

90'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

88'
Substituição

Brandon Aguilera sai do campo e é substituído por Theofanis Bakoulas.

86'
Amarelo

João Graça comete falta e é admoestado.

84'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Clayton e mostra-lhe o cartão amarelo

84'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Tomas Vaclik e mostra-lhe o cartão amarelo

Clayton ficou a centímetros do golo neste lance, aos 35 minutos:

79'

O jogo é reiniciado.

79'

O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.

75'

GOLO DO BOAVISTA!! Cruzamento da esquerda de Miguel Reisinho, Robert Bozeník cabeceou para uma excelente defesa de Cezary Miszta, mas, na recarga, Vukotic encostou para o 0-2.

74'

G O O O O O L O - Ilija Vukotic reage mais rápido e marca de pé esquerdo!

72'
Substituição

Tiago Morais sai do campo e é substituído por João Novais.

72'
Substituição

Demir Tiknaz sai do campo e é substituído por João Graça.

72'
Substituição

João Tomé sai do campo e é substituído por Marious Vrousai.

72'

Andreas Ndoj também de longe! Tiro exterior do defesa-central do Rio Ave, com a bola a passar ao lado do poste.

70'

De novo André Luiz e outra vez... ao lado! O extremo brasileiro tem porfiado, nomeadamente de meia distância, tal como voltou a fazer agora, mas o tiro do camisola 7 saiu junto ao poste esquerdo da baliza à guarda de Tomas Vaclík.

Joel Silva obrigou Cezary Miszta a uma bela intervenção, aos 26 minutos:

Olinho ficou muito perto do empate aos 24 minutos, mas o remate do médio alemão do Rio Ave bateu na trave da baliza de Tomas Vaclík:

Aos 17 minutos, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Salvador Agra e que Abdoulay Diaby penteou ao primeiro poste, Jonathan Panzo foi infeliz e fez autogolo:

65'
Substituição

Layvin Kurzawa sai do campo e é substituído por Filipe Ferreira.

64'
Substituição

Seba Pérez sai do campo e é substituído por Ibrahima.

63'
Substituição

Olinho sai do campo e é substituído por Karem Zoabi.

56'

Grande defesa de Cezary Miszta! Transição rapidíssima do Boavista, passe de Vukotic e remate cruzado de Miguel Reisinho, ainda de fora da área e ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, com o guarda-redes polaco do Rio Ave a voar para impediu o golo do 10 das panteras.

52'
Amarelo

Salvador Agra puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

52'

O jogo é reiniciado.

Jorge Couto, treinador do Boavista, operou uma substituição para esta segunda parte: saiu Joel Silva e entrou Miguel Reisinho.

50'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

49'
Amarelo

Demir Tiknaz comete falta e é admoestado.

47'

Entra forte o Rio Ave na etapa complementar! Livre apontado por Brandon Aguilera, da meia esquerda, e Andreas Ndoj a salta mais alto do que a concorrência e a cabecear ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Tomas Vaclík.

46'
Substituição

Joel Silva sai do campo e é substituído por Miguel Reisinho.

46'

Início da segunda parte.

INTERVALO!! RIO AVE 0 BOAVISTA 1. Bom jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira (casa emprestada ao Rio Ave). Os vila-condenses têm estado mais dominadores, contabilizam mais aproximações à baliza defendida por Tomas Vaclík, mas a verdade é que a mira dos homens de Petit não está afinada e, como tal, os rioavistas vão para o descanso em branco. Ao invés, as panteras aproveitaram uma infelicidade de Jonathan Panzo para chegarem à vantagem: pontapé de canto batido à esquerda por Salvador Agra, Abdoulay Diaby penteou ao primeiro poste e o defesa-central do Rio Ave desviou para a própria baliza. Veremos o que nos reserva a etapa complementar de um jogo que tem tido alguns motivos de interesse.

45+4'

O árbitro apita para o intervalo

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO NA PRIMEIRA PARTE: 2 MINUTOS

45'

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

43'

Meia distância de André Luiz! O extremo do Rio Ave tentou o remate exterior, mas a bola não fez a curva que o camisola 7 pretendia e saiu muito ao lado do poste direito da baliza das panteras.

35'

Grande oportunidade para o Rio Ave! Cruzamento da esquerda de Tiago Morais, Clayton ganhou nas alturas a Tomas Vaclík, mas o cabeceamento do goleador dos vila-condenses saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza dos boavisteiros.

35'

O jogo é reiniciado.

34'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

32'

O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.

27'

À figura de Tomas Vaclík! Tiago Morais, descaído para a esquerda, já dentro da área, rematou forte e cruzado, mas o guarda-redes dos axadrezados estava atento e encaixou com segurança.

26'

Grande oportunidade para o Boavista! Transição rápida das panteras, com Joel Silva a fugir pela esquerda e a fletir para dentro, já no interior da área, com o remate do camisola 16 a ser superiormente defendido por Cezary Miszta.

24'

Na barra!! Olinho tentou a sua sorte de livre direto, mas o remate do médio alemão do Rio Ave esbarrou no travessão da baliza defendida por Tomas Vaclík! Os vila-condenses estiveram perto do empate...

17'

GOLO DO BOAVISTA!! Pontapé de canto batido por Salvador Agra do lado esquerdo, Abdoulay Diaby desvia de cabeça ao primeiro poste e, no coração da pequena área, Jonathan Panzo, infeliz, coloca a bola na própria baliza. 0-1.

17'

AUTOGOLO - Jonathan Panzo atira a bola para a própria baliza!

13'

Cartão amarelo para Petit. O treinador do Rio Ave protestou em demasia e foi admoestado pelo árbitro da partida.

13'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Petit e mostra-lhe o cartão amarelo

12'

André Luiz a chamar Clayton... O extremo fugiu em velocidade pela direita, tirou um cruzamento venenoso, mas o ponta de lança, em duelo aéreo (legal) com Vitalii Lystsov, não consegue chegar à bola.

4'

Primeira ameaça do Rio Ave! Olinho trabalhou bem à entrada da área e rematou de pé esquerdo, forte, mas por cima da barra da baliza à guarda de Tomas Vaclík.

1'

Rio Ave sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

João Novais está a ser homenageado pelo Rio Ave por ocasião de ter completado 100 jogos ao serviço do clube. O médio, que hoje até vai começar o encontro no banco de suplentes, recebeu uma camisola alusiva ao centenário, bem como um quatro identificativo da efeméride.

Entram as três equipas no relvado. Depois de perfilarem para os adeptos e da escolha de campo e bola, ficará tudo a postos para que Cláudio Pereira, árbitro da partida, possa dar o apito inicial neste duelo entre Rio Ave e Boavista.

Há algumas centenas de adeptos do Rio Ave na bancada central do anfiteatro pacense, sendo que também se regista a presença de várias dezenas de simpatizantes do Boavista num dos topos do estádio.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Já Jorge Couto, hoje técnico do Boavista, procede a quatro mudanças relativamente à equipa que havia sido apresentada pelo anterior treinador, Lito Vidigal, na receção ao Gil Vicente (1-3): saem Osman Kakay, Marco van Ginkel, Moussa Koné e Miguel Reisinho, entram Vitalii Lystsov, Salvador Agra, Abdoulay Diaby e Joel Silva.

Petit, treinador do Rio Ave, faz apenas uma alteração no onze em relação ao jogo da passada quinta-feira, diante do Sporting, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (0-2): sai João Graça, entra Tiago Morais.

Boavista (treinador): Jorge Couto

Boavista (suplentes): César (1), Ibrahima Camará (2), Marco van Ginkel (8), Miguel Reisinho (10), Gboly Ariyibi (11), Moussa Koné (14), Pedro Gomes (15), Filipe Ferreira (20) e Osman Kakay (27)

Boavista (titulares): Tomas Vaclík (31); Vitalii Lystsov (5), Rodrigo Abascal (26) e Sidoine Fogning (13); Salvador Agra (7), Seba Pérez (24) C, Vukotic (18) e Kurzawa (3); Abdoulay Diaby (21), Roberto Bozeník (9) e Joel Silva (16)

Rio Ave (treinador): Petit

Rio Ave (suplentes): Matheus Teixeira (95), Nelson Abbey (4), João Novais (6), Karem Zoabi (14), Marious Vrousai (17), João Graça (21), Tobías Medina (27), Theofanis Bakoulas (29) e Martim Neto (76)

Rio Ave (titulares): Cezary Miszta (1) C; João Tomé (20), Andreas Ntoj (3), Jonathan Panzo (2) e Omar Richards (98); Brandon Aguilera (16), Demir Tiknaz (34) e Olinho (80); André Luiz (7), Clayton (9) e Tiago Morais (11)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e Sérgio Jesus; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Rui Oliveira e Nuno Manso

Já há equipas oficiais!

Uma vez que vai jogar em casa emprestada - em Paços de Ferreira -, o Rio Ave teve direito a uma receção calorosa por parte do emblema pacense. Um exemplo de hospitalidade:

A original receção ao Rio Ave na Capital do Móvel (vídeo)

Vilacondenses viram Estádio dos Arcos danificado pela Depressão Martinho e vão jogar o resto dos jogos em casa esta época em Paços de Ferreira



Vilacondenses viram Estádio dos Arcos danificado pela Depressão Martinho e vão jogar o resto dos jogos em casa esta época em Paços de Ferreira
0 seconds of 1 minute, 21 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DAS 6-FC Porto
02:33
00:00
01:21
01:21
 

Recorde aqui a projeção feita por Petit à partida de hoje. O treinador do Rio Ave quer uma equipa concentrada, agora, no campeonato, deixando para trás o encontro da Taça de Portugal, diante do Sporting:

Ora, precisamente devido ao facto de Lito Vidigal deixar o comando técnico na véspera do encontro frente ao Rio Ave, o Boavista acabou por cancelar a conferência de Imprensa de antevisão a esta partida da 28.ª jornada.

A atualidade do Boavista fica também marcada pela saída de Lito Vidigal do comando técnico. Anunciado no passado dia 10 de fevereiro como sucessor de Cristiano Bacci, Lito Vidigal orientou as panteras em seis jogos, tendo conseguido apenas uma vitória - Santa Clara (1-0) - e averbado cinco derrotas - Estrela da Amadora (0-1), Benfica (0-3), Vitória de Guimarães (1-2), Moreirense (0-1) e Gil Vicente (1-3). Perante o cenário da sua saída, ontem confirmada oficialmente pelo conjunto do Bessa, Jorge Couto (antigo jogador e técnico da casa) vai orientar a equipa (pelo menos) no encontro de hoje, frente ao Rio Ave.

No que à classificação diz respeito, o Rio Ave, mesmo sem ter ainda a permanência garantida (faltará muito pouco para esse carimbo...), está muitíssimo melhor do que o Boavista. Os rioavistas estão no 12.º posto, com 29 pontos, pelo que um eventual triunfo esta noite deixará a equipa de Petit à beira da manutenção. Ao invés, o Boavista continua afundado no último lugar da tabela (15 pontos) e a matemática está cada vez mais complicada. Ainda há volta a dar à situação, é um facto (até porque o Aves SAD, que tem 23 pontos, perdeu nesta ronda), mas torna-se quase obrigatório para as panteras vencerem o Rio Ave para poderem encurtar distâncias para o lugar de play-off de permanência/descida, ocupado atualmente pela formação avense.

Recorde-se que o duelo desta noite vai ser realizado no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. De resto, o reduto dos pacenses vai mesmo ser a casa do Rio Ave até final da presente temporada, isto depois de o emblema da caravela ter ficado com estragos consideráveis no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, por ocasião da Depressão Martinho, que deixou um rasto de destruição no anfiteatro vila-condense.

Curiosamente, foi também no dia 2 de março que o Boavista sorriu pela última vez. Nessa data, as panteras receberam e venceram o Santa Clara (1-0), naquele que foi apenas o terceiro triunfo na Liga! Antes do sucesso com os açorianos, os do Bessa haviam derrotado Casa Pia (1-0), logo na jornada inaugural, e Gil Vicente (2-1), na 10.ª ronda. Ora, depois da já mencionada derrota com os insulares, os portuenses baquearam frente a Vitória de Guimarães (1-2), Moreirense (0-1) e Gil Vicente (1-3).

Antes da derrota frente ao Sporting, para a prova rainha, o Rio Ave havia sido batido por Casa Pia (1-2), Benfica (3-2) e Famalicão (0-1). O último triunfo da formação orientada por Petit foi há mais de um mês, mais concretamente a 2 de março: em casa, diante do SC Braga (2-1).

As duas equipas chegam a este jogo em plena crise de resultados. Rio Ave e Boavista perderam os últimos três encontros que disputaram para o campeonato, sendo que no caso dos vila-condenses há ainda a somar mais um desaire durante este período, mais precisamente diante do Sporting (0-2), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Dividida por quatro dias, a 28.ª jornada da Liga chega esta segunda-feira ao fim e um dos desafios de hoje é o Rio Ave-Boavista. A partida vai disputar-se no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira - o Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, está a ser intervencionado depois dos estragos provocados pela Depressão Martinho - e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo que promete ser de emoções fortes. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!