Famalicão - Estrela da Amadora: espírito de sacrifício tricolor garantiu importante nulo

Rafael Batista Reis • 14:07 - 25.01.2025/ Atualizado: 18:23 - 25.01.2025

Estrela da Amadora apresentou-se limitado em Famalicão, mas com abnegação e espírito de sacrifício segurou o nulo perante Famalicão inoperante

No fim, a partida termina como...começou em Famalicão, onde a equipa da casa assumiu o domínio no desenrolar de toda a partida, mas revelando sempre inoperância que ajudou aos intentos do Estrela da Amadora, que apresentou uma convocatória muito limitada, incluindo jogadores em insuficiência física, e com muito espírito de sacrifício e um coletivo abnegado conseguiu segurar o nulo e levar um importante ponto para a Reboleira.

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

À imagem de todo o restante encontro, o Famalicão não consegue largar a desinspiração, muito embora procure desbloquear a defesa do Estrela que, com solidez, segura o nulo.

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).

86': A equipa da casa utiliza o jogo aéreo do recém-entrado Elisor para criar perigo; o francês conseguiu a impulsão e um cabeceamento forte, mas por cima.

Período marcado por alterações de parte a parte: o Famalicão, tentando arriscar, e o Estrela da Amadora procurando refrescar e segurar o nulo que, tendo em conta as condicionantes que o rodeiam, será encarado como positivo.

82'
Substituição

Rodrigo Pinho sai do campo e é substituído por Guilherme Montoia numa substituição tática.

80'
Substituição

Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Simon Elisor numa substituição tática.

76': Novamente a equipa da casa com a área muito povoada devido a uma bola parada anterior e Mihaj ainda consegue fazer o desvio, mas muito torto.

75': O Famalicão parece, finalmente, começar a apertar o cerco e quase marcou, não o conseguindo devido à ação de Marko Gudzulic que, com uma grande intervenção com o pé esquerdo, negou o golo a Gustavo Sá.

75'

Cartao amarelo para Marko Gudzulic.

72': Sejk consegue ganhar nas alturas aos centrais do Estrela (uma raridade nesta partida...), mas cabeceia fraco e por cima.

71': Primeira situação de remate para o Estrela na segunda parte, privilegiando a velocidade de processos - Alan Ruiz ganhou bem o duelo e Rodrigo Pinho atirou de pronto, mas torto.

71'

Depois de uma falta útil, Diogo Travassos tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.

70'

O jogo é reiniciado.

70'
Substituição

Paulo Moreira sai do campo e é substituído por Alex Sola numa substituição tática.

69'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

63': No livre correspondente, em posição lateral, Sorriso tentou a sorte e bateu forte, no entanto sem conseguir enquadrar a bola com a baliza amadorense.

64'
Amarelo

Rodrigo Pinheiro comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

62'

Tiago Gabriel comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

60'

O jogo é reiniciado.

É, agora, Manuel Keliano quem recebe assistência no Estrela da Amadora.

59'
Substituição

Tom van de Looi sai do campo e é substituído por Mathias de Amorim numa substituição tática.

59'
Substituição

Óscar Aranda sai do campo e é substituído por Sorriso numa substituição tática.

58'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

55': Finalmente abertas as hostilidades - no que aos remates diz respeito - na segunda parte: remate à meia volta de van de Looi, mas ao lado.

Tiago Gabriel recebe assistência no Estrela da Amadora e gera alguma preocupação: Dramé também está a jogar condicionado e Ferro, que se encontra no banco como alternativa, retorna de lesão e poderá não se encontrar a 100%.

53'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

49'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

46'

Início da segunda parte.

Não vão existir alterações para o reinício: Famalicão e Estrela da Amadora manterão as opções que terminaram a primeira parte.

O Famalicão sairá para as cabines com a sensação de que terá desperdiçado 45 minutos - apesar de ter dominado na posse de bola (61%), esse fator não causou qualquer desequilíbrio e foram praticamente inexistentes os momentos de critério na área do Estrela que, com um onze com mexidas e uma convocatória muito alternativa, com poucas opções experimentadas no seu banco, vai levando a água ao seu moinho e até chegou, por uma ou outra ocasião, junto da baliza à guarda de Carevic.

45+2'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).

42': Primeira situação de algum perigo a beneficiar os locais, e com alguma fortuna à mistura. Gustavo Sá cruzou tenso e a bola encontrava-se perigosamente perto da baliza do Estrela, obrigando Gudzulic a afastar para canto.

42'

O jogo é reiniciado.

42'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Os minutos passam e as perdas de bola acumulam-se. O Famalicão procura acelerar mas revela-se incapaz, e as tentativas ora se perdem pela linha final, ora morrem nas mãos do descansado Gudzulic.

35': Muitos minutos depois, o Estrela volta a visar a baliza famalicense e aproveitando uma bola parada: Manuel Keliano atirou forte, ainda a partir de uma posição distante, mas o disparo saiu por cima e sem perigo.

A partida vai seguindo sem ocasiões de perigo e o Estrela, condicionado nas suas opções para a partida, vai conseguindo respirar, ainda que com a bola poucas vezes em seu poder.

20': Livre lateral batido por Gil Dias pela direita, mas para saída segura de Gudzulic, que ainda foi tocado em falta e a partida foi, de imediato, interrompida.

16': Primeiro remate à baliza e pertence ao Estrela: Caio captou bem uma segunda bola e atirou ainda de fora da área, em zona frontal. Sem problemas para Carevic.

14': Primeira situação de ataque do Estrela, possibilitada por erro de de Haas, que mediu mal o atraso e a bola perde-se pela linha final. Do canto consequente, nada resultou.

10': Mantém-se a toada no encontro: Famalicão controla a posse de bola, mas para já sem colocar apuros à defesa do Estrela, que assume posição mais expectante.

Ao contrário do que indicavam as previsões meteorológicas, o sol vai aparecendo em Famalicão, o que poderá ajudar à qualidade do espetáculo.

Mais iniciativa para o Famalicão nos minutos iniciais, porém ainda sem remates.

3'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

1'

O Estrela da Amadora sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Os onzes de Famalicão e Estrela da Amadora alinham no centro do terreno. A bola começa a rolar dentro de instantes!

As duas equipas já se encontram junto ao túnel de acesso ao relvado, prontas para entrar em campo.

No alinhamento do Estrela são também várias as novidades: Marko Gudzulic e Caio Santana estreiam-se como titulares - o sérvio, na baliza, cumprirá a estreia absoluta na Liga - e Diogo Travassos entra para a ala direita.

Três alterações no onze famalicense que contemplam três setores diferentes: Calegari entra para a lateral esquerda, Van de Looi para o meio-campo e o reforço Václav Sejk entra para o eixo do ataque.

SUPLENTES DO ESTRELA DA AMADORA: Francisco Meixedo, Ferro, Daniel Cabral, Guilherme Montóia, Georgii Tunguliiadi, Eurichano Setila, Manu Gonçalves, Sérgio Male e Alex Sola.

SUPLENTES DO FAMALICÃO: Gabriel Cabral, Leo Realpe, Sorriso, Mario González, Rochinha, Simon Elisor, Mathias Amorim, Ibrahima Ba e Samuel Lobato.

ESTRELA DA AMADORA: Marko Gudzulic, Tiago Gabriel, Issiar Dramé e Rúben Lima; Diogo Travassos, Manuel Keliano, Paulo Moreira e Nilton Varela; Alan Ruiz (c), Caio Santana e Rodrigo Pinho.

FAMALICÃO: Lazar Carevic, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj (c), de Haas e Calegari; van de Looi, Mirko Topic e Gustavo Sá; Gil Dias, Oscar Aranda e Václav Sejk.

JÁ HÁ ONZES!

Por seu turno, os amadorenses ambicionam igualar Arouca e Nacional e saltar para o 13.º posto - posicionam-se atualmente em 15.º, com apenas mais um ponto que o penúltimo classificado, o Aves SAD.

Uma vitória tornaria as perspetivas de ambos os conjuntos bem mais animadoras: em caso de triunfo, o Famalicão, atual 11.º classificado, com 20 pontos, poderá passar a noite de sábado na 8.ª posição.

No lado visitante, a seca não é tão grande, mas já se prolongou pelas últimas três partidas e o último êxito dos tricolores teve lugar a 23 de dezembro, numa receção ao Rio Ave pela 15.ª jornada.

Os famalicenses não venceram nenhum dos seus últimos nove encontros, com o seu último triunfo a datar de...novembro, frente ao AVS, a 3 de novembro, pela 10.ª jornada.

Boa tarde! Famalicão e Estrela da Amadora tentarão colocar um fim às respetivas sequências negativas de resultados com um embate pela 19.ª jornada da Liga que se prevê de grande interesse. O jogo iniciar-se-á pelas 15:30h, no Municipal de Famalicão. Fique por aí!