Vendaval açoriano na Amoreira e Santa Clara assume a liderança da Liga!

Eduardo Pedrosa Marques • 01:13 - 11.08.2024/ Atualizado: 17:34 - 11.08.2024

Alejandro Marqués adiantou os canarinhos no marcador, mas Vinícius Lopes empatou ainda antes do intervalo; na etapa complementar, Alisson Safira, Ricardinho e João Costa pintaram a goleada dos insulares

Final da partida! Estoril 1 Santa Clara 4. Que entrada triunfal dos açorianos neste regresso à elite nacional! E que estreia de Vasco Matos como treinador principal de uma equipa de Liga! E no final do tempo regulamentar, analisando o que se passou esta tarde no relvado do Estádio António Coimbra da Mota, o mais estranho foi mesmo o facto de o Estoril ter estado em... vantagem. O Santa Clara entrou melhor e estava claramente por cima quando Alejandro Marqués colocou os canarinhos na frente, aos 19 minutos. Os insulares não ficaram minimamente incomodados com a injustiça e mantiveram o seu estilo de jogo, privilegiando a posse e tentando várias investidas junto da área contrária. Vinícius Lopes, perto do intervalo, arrancou em alta velocidade e rematou de longe para o 1-1 que se verificava ao intervalo. A toada do jogo manteve-se na etapa complementar (apesar de, nos instantes iniciais, ter dado a ideia de que os estorilistas tinham subido ligeiramente de produção...) e os encarnados de Ponta Delgada materializaram o seu domínio em golos. Alisson Safira, de penálti (falta de Dani Figueira sobre Gabriel Silva), completou a reviravolta no marcador, sendo que, apenas quatro minutos depois, Ricardinho, acabado de entrar, respondeu da melhor forma à assistência do ponta de lança brasileiro e sentenciou o desafio. Mas o duelo não terminaria sem mais um momento de festa para os insulares e João Costa (que também tinha saltado do banco há poucos instantes), na primeira vez que tocou na bola, desviou na perfeição um cruzamento de Matheus Pereira (outro suplente utilizado) e selou a goleada. Neste momento, e por via da relação golos marcados e sofridos, o Santa Clara é líder da Liga!

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

João Costa, também ele acabado de entrar (tal como havia acontecido com Ricardinho no lance do terceiro golo), fez o gosto ao pé, aos 84 minutos, e deu contornos de goleada ao encontro entre o Estoril e o Santa Clara:

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

87'
Amarelo

Vinicius Zanocelo comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

Foi desta forma, aos 74 minutos, que Ricardinho colocou o Santa Clara (na altura...) a vencer por 3-1:

86'
Substituição

Adriano sai do campo e é substituído por Klismahn numa substituição tática.

84'

Golo do Santa Clara! Cruzamento da esquerda de Matheus Pereira e João Costa, já dentro da pequena área, encosta para o quarto dos açorianos. Acabadinhos de entrar, o brasileiro e o português assinam a jogada do tento que já dá goleada ao conjunto orientado por Vasco Matos. 1-4.

84'
Goal

G O O O O O L O - João Augusto do Santa Clara encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para João Augusto

83'
Substituição

Alisson Safira sai do campo e é substituído por Matheus Pereira numa substituição tática.

83'
Substituição

Gabriel Silva sai do campo e é substituído por João Augusto numa substituição tática.

82'
Amarelo

André Lacximicant comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

80'
Amarelo

O árbitro mostra Alisson Safira o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

80'
Amarelo

O árbitro mostra Mangala o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

Na transformação do castigo máximo, Alisson Safira, aos 70 minutos, colocou o Santa Clara na frente do marcador:

79'
Amarelo

Pedro Álvaro vê o cartão amarelo por empurrar o seu adversário.

Foi neste lance que Dani Figueira cometeu penálti sobre Gabriel Silva:

78'

O jogo é reiniciado.

77'

Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.

76'
Substituição

Alejandro Marques sai do campo e é substituído por Helder Costa numa substituição tática.

76'
Substituição

Rafik Guitane sai do campo e é substituído por André Lacximicant numa substituição tática.

74'

Golo do Santa Clara! Assistência de Alisson Safira e Ricardinho, acabado de entrar, agradeceu a gentileza do companheiro de equipa para atirar a contar. 1-3.

74'
Goal

G O O O O O L O - Ricardinho marca de pé direito!

71'
Substituição

Lucas Soares sai do campo e é substituído por Diogo Calila numa substituição tática.

71'
Substituição

Vinícius Lopes sai do campo e é substituído por Ricardinho numa substituição tática.

70'

Golo do Santa Clara! Na transformação do castigo máximo, Alisson Safira rematou para o lado esquerdo de Dani Figueira, que tinha escolhido o lado contrário para tentar adivinhar o remate do ponta de lança brasileiro. Está consumada a reviravolta no marcador e os açorianos estão em vantagem na Amoreira. 1-2.

70'
Penalty Goal

G O O O O O L O - Alisson Safira do Santa Clara de pé direito marca o penalti. Daniel Figueira escolheu mal o lado.

68'

Penálti para o Santa Clara! Dani Figueira saiu dos postes para tentar segurar uma bola junto à linha lateral direita da sua grande área, mas Gabriel Silva chegou primeiro e foi derrubado pelo guarda-redes do Estoril. João Pinheiro, árbitro da partida, foi lesto a apontar para a marca dos 11 metros e aguarda agora pela opinião do VAR.

66'

Outra vez o Santa Clara a cheirar o golo! Cruzamento da esquerda de Adriano Firmino e cabeceamento de Alisson Safira a rasar o poste direito da baliza dos canarinhos.

Sidney Lima, aos 58 minutos, ficou a milímetros de colocar o Santa Clara pela primeira vez em vantagem no marcador:

64'

O jogo é reiniciado.

63'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

60'
Substituição

Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Fabrício Garcia numa substituição tática.

60'
Substituição

Jandro Orellana sai do campo e é substituído por Bernardo Vital numa substituição tática.

58'

Enorme oportunidade de golo para o Santa Clara! Pontapé de canto cobrado por Matheus Araújo do lado direito e Sidney Lima, à entrada da pequena área, cabeceia a rasar a barra da baliza defendida por Dani Figueira.

55'
Amarelo

Jandro Orellana comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

49'
Amarelo

Cartao amarelo para Wagner Pina.

Não há substituições em nenhuma das equipas. Os técnicos de Estoril e Santa Clara mantêm a confiança nos jogadores que escolheram para iniciarem o encontro.

47'

Primeiro sinal de destaque desta etapa complementar pertence ao Estoril. Pedro Amaral, ainda de longe, tentou a sua sorte, mas o remate do lateral-esquerdo dos canarinhos saiu à figura de Gabriel Batista, que segurou sem dificuldades.

46'

Início da segunda parte.

Momento de inspiração individual de Vinícius Lopes permitiu ao Santa Clara chegar ao empate já perto do intervalo:

Intervalo! Estoril 1 Santa Clara 1. O tento de Vinícius Lopes, mesmo em cima do apito para o descanso, colocou justiça no resultado. Os açorianos foram sempre a equipa mais audaz nesta etapa inicial, apesar de terem construído poucas oportunidades de golo. Mais domínio, é certo, mas tempo de posse de bola, sem dúvida, mas pouca acutilância no último terço. E foi, por isso, totalmente contra a corrente que os canarinhos chegaram à vantagem, quando Alejandro Marqués, aos 19 minutos, rematou de primeira, em zona frontal e após assistência de Yanis Begraoui, deu motivos de festa aos adeptos dos visitados. A reação forasteira foi positiva, com os comandados de Vasco Matos a manterem o domínio e a não sentirem o toque. Gabriel Silva, de cabeça, podia ter empatado - instantes antes, sublinhe-se, Rafik Guitane, após jogada individual, também tinha ficado a centímetros do 2-0 -, mas quem conseguiu dar asas à alegria dos insulares foi Vinícius Lopes. O extremo brasileiro ganhou o esférico ainda no seu meio-campo defensivo e arrancou em velocidade como se... não houvesse amanhã. Resultado? Remate cruzado, ainda de fora da área, e bola no fundo das redes da baliza de Dani Figueira. O duelo entre estorilistas e açorianos está interessante e a segunda parte promete...

45+4'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

Gabriel Silva teve na cabeça a melhor oportunidade de golo do Santa Clara, aos 35 minutos, mas Dani Figueira estava atento e negou os intentos ao extremo brasileiro dos açorianos:

44'

Golo do Santa Clara! Cavalgada impressionante de Vinícius Lopes, que pegou na bola ainda no seu meio-campo defensivo e galgou vários metros em velocidade, sempre com a bola controlada, sendo que, ainda de fora da área, o camisola 70 dos açorianos encheu-se de fé e rematou rasteiro, cruzado, para o fundo das redes da baliza de Dani Figueira. Muito perto do intervalo, está reposta a igualdade na Amoreira. 1-1.

44'
Goal

G O O O O O L O - Vinícius Lopes do Santa Clara bate o guarda redes de fora da área de pé direito!

41'
Amarelo

Vinícius Lopes comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

Rafik Guitane, aos 28 minutos, ficou muito perto de marcar:

Foi desta forma, aos 19 minutos, que Alejandro Marqués colocou o Estoril em vantagem:

35'

Responde o Santa Clara! Gabriel Silva, de cabeça, obriga Dani Figueira a defesa atenta, com o guarda-redes do Estoril a ter de dar uns passos atrás para agarrar a bola em cima da linha de golo.

34'
Amarelo

Cartao amarelo para Lucas Soares.

33'

O jogo é reiniciado.

31'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

28'

Boa oportunidade para o Estoril! Excelente jogada individual de Rafik Guitane, com o extremo franco-argelino a fletir da direita para o centro e, de pé esquerdo, ainda de fora da área, a tentar a sua sorte, mas o remate do camisola 10 dos canarinhos saiu a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Gabriel Batista.

23'

O jogo é reiniciado.

23'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Golo do Estoril! Yanis Begraoui, de costas para a baliza, faz uma assistência perfeita para Alejandro Marqués e o ponta de lança, à entrada da área, remata de primeira, de pé direito, para o fundo das redes da baliza de defendida por Gabriel Batista. Na primeira aproximação realmente perigosa à área contrária, os canarinhos chegam à vantagem. 1-0.

19'
Goal

G O O O O O L O - Alejandro Marques marca de pé direito!

16'

Primeira aproximação do Santa Clara à baliza do Estoril. Cruzamento da esquerda de Matheus Araújo e cabeceamento de Alisson Safira à figura de Dani Figueira.

Primeiros 10 minutos marcados pelo equilíbrio. As duas equipas estão numa fase de estudo mútuo e os duelos individuais têm sido uma constante no setor intermediário. Por essa razão, ainda não houve qualquer oportunidade de golo. Daniel Figueira (Estoril) e Gabriel Batista (Santa Clara) têm sido meros espectadores.

Já o Santa Clara joga em 3x4x3. Gabriel Batista é o guarda-redes, tendo como linha mais protetora um tridente de centrais constituído por Sidney Lima, Frederico Venâncio e Alysson. O quarteto da intermediária apresenta Lucas Soares à direita, Pedro Ferreira e Adriano Firmino ao meio, e MT à esquerda. Lá mais para a frente, Vinícius Lopes e Gabriel Silva têm como missão municiar a referência ofensiva, Alisson Safira.

O Estoril apresenta-se num esquema de 4x3x3. Dani Figueira é o guarda-redes, sendo que à sua frente tem um quarteto defensivo composto por Wagner Pina (à direita), Pedro Álvaro e Mangala (ao centro) e Pedro Amaral (à esquerda). Vinícius Zanocelo é o médio mais recuado, com Jandro Orellana e Michel Costa a ter funções mais ofensivas. No setor atacante, Rafik Guitane (pela direita) e Yanis Begraoui aparecem no apoio ao ponta de lança, Alejandro Marqués.

4'

O jogo é reiniciado.

4'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Ian Cathro, treinador escocês do Estoril, não pode estar sentado no banco de suplentes devido a questões burocráticas, pelo que é Miguel Moreira, um dos seus adjuntos, que assume, esta tarde, a equipa canarinha.

1'

O Santa Clara sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

A título de curiosidade, refira-se que os capitães de equipa são os guarda-redes de ambas as equipas: Dani Figueira (Estoril) e Gabriel Batista (Santa Clara).

As três equipas sobem ao bem tratado relvado do Estádio António Coimbra da Mota. Depois da cerimónia protocolar de saudação aos adeptos e da escolha de campo ou bola, estará tudo pronto para o início da partida entre Estoril e Santa Clara, referente à 1.ª jornada da Liga 2024/2025.

A tarde está (muito) quente na Amoreira e, para ajudar à festa, não corre uma brisa de vento (ao contrário do que é habitual no Estoril). Ainda assim, as bancadas no Estádio António Coimbra da Mota estão bem compostas. Nota também para o facto de haver adeptos do Santa Clara já devidamente instalados para assistir ao encontro.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga); Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Bruno Esteves e Pedro Mota

Santa Clara (treinador): Vasco Matos

Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Diogo Calila (2), Matheus Pereira (3), Ricardinho (10), Luís Rocha (13), Paulo Henrique (16), João Costa (17), Serginho (35) e Gustavo Klismahn (77)

Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Frederico Venâncio (21) e Alysson (14); Lucas Soares (42), Pedro Ferreira (8), Adriano Firmino (6) e Matheus Araújo (32); Gabriel Silva (11), Alisson Safira (9) e Vinícius Lopes (70)

Estoril (treinador): Ian Cathro

Estoril (suplentes): Kevin Chamorro (1), Bernardo Vital (3), Hélder Costa (11), Fabrício Garcia (17), André Lacximicant (19), Fran Pereira (21), Pedro Carvalho (22) e Mor Ndiaye (33)

Estoril (titulares): Daniel Figueira (99) C; Wagner Pina (20), Pedro Álvaro (23), Mangala (5) e Pedro Amaral (24); Vinícius Zanocelo (7), Jandro Orellana (6) e Michel Costa (8); Rafik Guitane (10), Alejandro Marqués (9) e Yanis Begraoui (14)

Já há equipas oficiais!

Olhando ao histórico de confrontos entre as duas equipas, nos jogos realizados com o Estoril enquanto visitado e nas várias competições nacionais, regista-se um equilíbrio: quatro vitórias dos canarinhos... quatro vitórias dos açorianos. Há ainda a registar seis empates.

O último duelo entre Estoril e Santa Clara para o principal escalão do futebol português foi na época 2022/2023 - na temporada passada os açorianos estiveram no segundo escalão (tendo garantido o regresso à elite com o título de campeões da Liga 2). A 30 de abril de 2023, jogava-se, então, a 30.ª jornada desse campeonato, levaram a melhor os canarinhos, vencendo por 3-0. Alejandro Marqués, Carlos Eduardo (na própria baliza) e Rodrigo Martins deram o triunfo à equipa que na altura era orientada por Ricardo Soares - Danildo Accioly comandava os insulares.

Será um jogo especial para os treinadores das duas equipas. Ian Cathro e Vasco Matos, técnicos de Estoril e Santa Clara, respetivamente, estreiam-se na elite do futebol português e, dessa forma, terão um fator motivacional acrescido para entrarem com o pé direito nas novas etapas.

A jornada inaugural da Liga está já em andamento, mas tem passagem obrigatória pela Amoreira. A partir das 15.30 horas, Estoril e Santa Clara medem forças no Estádio António Coimbra da Mota e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!