Casa Pia-Farense: um golaço e um penálti ditaram o empate entre gansos e leões

Eduardo Pedrosa Marques • 14:16 - 08.11.2024/ Atualizado: 17:35 - 09.11.2024

Elves Baldé, com um golo de bandeira, abriu o ativo logo aos 8 minutos, Cassiano, aos 31, devolveu a igualdade ao marcador

Final da partida! Casa Pia 1 Farense 1. Resultado que se ajusta perfeitamente. Lisboetas e algarvios não estiveram propriamente inspirados e, dessa forma, um ponto para cada equipa foi... o melhor que se pôde arranjar. Elves Baldé, com um golo de antologia, logo aos 8 minutos, colocou a formação orientada por Tozé Marreco na frente do marcador, mas Cassiano, de penálti (falta de Marco Moreno sobre Nuno Moreira, aos 32 minutos, devolveu a igualdade ao marcador. Na etapa complementar, o jogo manteve a toada do equilíbrio, mas o Farense, já nos instantes finais, dispôs de duas situações claras para chegar ao triunfo, mas Artur Jorge (87') cabeceou ao poste, e Jaime Pinto (90+4'), completamente isolado, na cara de Patrick Sequeira, atirou ao lado. O Casa Pia passa a somar 13 pontos e mantém-se a meio da tabela, o Farense chega aos 5 pontos, mas continua no último lugar da pauta classificativa.

95'

Cartão amarelo a Ruben Kluivert (Casa Pia).

94'

Que perdida inacreditável!! Jaime Pinto, completamente isolado, só com Patrick Sequeira pela frente, remata ao lado do poste direito da baliza dos gansos. Incrível como o camisola 71 não colocou os algarvios em vantagem...

91'

Dupla substituição no Farense, com as saídas de Miguel Menino e Paulo Victor para as entradas de Geovanny Almeida e Derick Poloni.

Paulo Victor, aos 51 minutos, ficou muito perto de voltar a colocar o Farense em vantagem:

Tempo adicional mínimo: 5 minutos

88'

Substituição no Casa Pia, com a saída de Cassiano para a entrada de Henrique Pereira.

87'

No ferro!! Pontapé de canto batido à esquerda por Marco Matias e Artur Jorge, com um desvio subtil de cabeça, levou a bola ao poste direito da baliza defendida por Patrick Sequeira.

85'

Cartão amarelo a Larrazabal (Casa Pia).

83'

Substituição no Farense, com a saída de Darío Poveda para a entrada de Marco Matias.

82'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de André Geraldes e Rafael Brito para as entradas de Larrazabal e Beni.

77'

Cartão amarelo a Marco Moreno (Farense).

74'

De novo o Casa Pia a tentar o golo! Rafael Brito, à entrada da área, rematou de primeira, de pé esquerdo, mas a bola não saiu com a direção desejada pelo médio dos casapianos e Ricardo Velho controlou a trajetória do esférico sem problema.

64'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Andrian Kraev e Max Svensson para as entradas de Telasco Segovia e Jérémy Livolant.

64'

Dupla substituição no Farense, com as saídas de Elves Baldé e Mehdi Merghem para as entradas de Jaime Pinto e Rafael Barbosa.

61'

Cartão amarelo a Andrian Kraev (Casa Pia)

59'

Ameaça o Casa Pia! Leonardo Lelo aproveitou um ressalto de bola dentro da área e rematou forte, de pé esquerdo, mas viu a bola sofrer um desvio e sair pela linha final.

51'

Que grande oportunidade para o Farense! Cruzamento da direita de Pastor e Paulo Victor, ao segundo poste, remata de primeira para uma excelente defesa de Patrick Sequeira. O guarda-redes internacional pela Costa Rica negou autenticamente o segundo golo aos algarvios...

Cassiano, aos 32 minutos, converteu com êxito o pontapé de penálti e devolveu a igualdade ao marcador:

Eis o lance do penálti cometido por Marco Moreno sobre Nuno Moreira, aos 30 minutos:

Início da segunda parte!

Intervalo! Casa Pia 1 Farense 1. Resultado que se aceita em tempo de descanso. Os algarvios entraram melhor e chegaram cedo à vantagem, com um golaço de Elves Baldé logo aos 8 minutos, mas depois disso os lisboetas tomaram conta do jogo, ainda que sem criarem situações de perigo junto à baliza contrária. Mas o empate chegou mesmo, à passagem da meia hora, quando Cassiano converteu com êxito um penálti (falta de Marco Moreno sobre Nuno Moreira) e devolveu a igualdade ao marcador. O embate entre gansos e leões está muito nivelado por baixo no que à qualidade diz respeito, pelo que se espera (e deseja) uma segunda parte (muito) melhor de ambas as equipas.

Tempo adicional mínimo: 2 minutos

41'

Cartão amarelo a Mehdi Merghem (Farense).

Eis a obra de arte pintada por Elves Baldé, aos 8 minutos, lance que, na altura, colocou o Farense em vantagem no marcador:

32'

Golo do Casa Pia! Cassiano, chamado à conversão do penálti, enganou Ricardo Velho e restabeleceu a igualdade em Rio Maior. 1-1.

30'

Penálti para o Casa Pia! O árbitro da partida entende que Marco Moreno derrubou Nuno Moreira à margem das leis e apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

24'

Outra vez o Farense a ameaçar! Cruzamento da meia-direita de Artur Jorge e Marco Moreno, no coração da área, cabeceia para defesa segura de Patrick Sequeira.

O primeiro quarto de hora já ficou para trás e o Farense está na frente do marcador fruto de uma verdadeira obra de arte de Elves Baldé. O Casa Pia vai tentando reagir, tem tido mais posse de bola, mas a verdade é que os gansos ainda não conseguiram criar verdadeiro perigo junto à baliza de Ricardo Velho.

8'

Golo do Farense!! GOLAÇO!! Transição rápida dos algarvios e Elves Baldé, do círculo central do meio-campo (!) rematou para o fundo das redes da baliza de Patrick Sequeira. O extremo dos leões de Faro viu o internacional costa-riquenho adiantado e não hesitou. Que monumento!! 0-1.

4'

Cartão amarelo a Rafael Brito (Casa Pia).

Início da partida!

O relvado está neste momento a ser regado. O tempo está bom, o sol brilha nos céus de Rio Maior e parecem estar reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol. As três equipas já regressaram aos balneários, depois de terem estado a realizar os tradicionais exercícios de aquecimento, e dentro de instantes regressarão ao palco do jogo para que a partida tenha o seu início.

A pouco mais de um quarto de hora do início da partida, as bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior estão ainda muito despidas de público. São, claro, mais os aficionados do Casa Pia que já estão sentados nos respetivos lugares, mas num dos topos do anfiteatro ribatejano também há uma presença interessante de simpatizantes do Farense.

Já Tozé Marreco, técnico do Farense, mexe apenas numa unidade, isto tendo como termo de comparação a equipa apresentada ronda passada, diante do Benfica (1-2). Sai Ângelo Neto (castigado) e entra Mehdi Merghem.

João Pereira, treinador do Casa Pia, promove duas alterações no onze em relação ao jogo anterior, no terreno do Rio Ave (2-2). Saem Larrazabal e Telasco Segovia e entram André Geraldes e Rafael Brito.

Farense (treinador): Tozé Marreco

Farense (suplentes): Lucas Canizares (23), Rafael Barbosa (8), Álex Bermejo (11), Geovanny Almeida (16), Derick Poloni (31), Raúl Silva (34), Rivaldo Morais (70), Jaime Pinto (71) e Marco Matias (77)

Farense (titulares): Ricardo Velho (33) C; Lucas Áfrico (44), Artur Jorge (4) e Marco Moreno (3); Pastor (28), Cláudio Falcão (29), Miguel Menino (93) e Paulo Victor (2); Mehdi Merghem (79), Darío Poveda (14) e Elves Baldé (7)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), José Fonte (6), Telasco Segovia (8), Miguel Sousa (14), Beni (16), Jérémy Livolant (29), Henrique Pereira (52), Larrazabal (72) e Pablo Roberto (80)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), Ruben Kluivert (3) e Zolotic (19); André Geraldes (18) C, Andrian Kraev (89), Rafael Brito (17) e Leonardo Lelo (5); Max Svensson (9), Cassiano (90) e Nuno Moreira (7)

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga); Assistentes: Hugo Santos e José Pereira; 4.º Árbitro: Luís Filipe; VAR/AVAR: Bruno Esteves/Pedro Felisberto

Já há equipas oficiais!

Eis a projeção de João Pereira, técnico do Casa Pia:

Recorde a antevisão de Tozé Marreco, técnico do Farense:

No que concerne às dúvidas de ambos os treinadores para a partida desta tarde, Tozé Marreco tem mais preocupações do que João Pereira. O técnico dos algarvios já sabe que não pode contar com Ângelo Neto (que completou uma série de cinco cartões amarelos diante do Benfica e que, por essa razão, vai cumprir um jogo de suspensão, falhando, assim, o reencontro com a antiga equipa), mas no que concerne a lesionados também há problemas para os leões de Faro: Filipe Soares, Jaime Pinto, Mehdi Merghem, Marco Matias e Tomané deverão ficar de fora da deslocação a Rio Maior. Do lado dos casapianos, João Pereira está privado de Kiki Silva e Clau Mendes, ambos entregues ao departamento médico dos gansos.

O Casa Pia está, para já, tranquilamente no meio da tabela, com 12 pontos somados nas primeiras 10 jornadas, ao passo que o Farense ainda se mantém em último lugar (4). Há ainda muita tinta por correr nesta edição do Campeonato, é certo, mas todos os pontos são importantes, mesmo nesta fase inicial, para que as equipas não andem aflitas na reta final da competição.

Já o Farense vem de duas derrotas consecutivas - Benfica (1-2) e SC Braga (0-2) - e quererá, naturalmente, voltar a sorrir. O conjunto (agora) liderado por Tozé Marreco tem demonstrado enormes progressos nas últimas semanas (mesmo quando os resultados não têm sido os pretendidos) e há a expectativa de que as vitórias regressem ao seio da equipa de Faro. Desde que pegou na equipa, o técnico somou um empate - Aves SAD (0-0) -, duas vitórias - Estoril (1-0), para a Liga, e Sanjoanense (4-2), para a Taça de Portugal -, tendo ainda as tais duas derrotas acima referidas. Mas esses desaires, além das boas respostas dadas pelo grupo, também foram diante de dois adversários teoricamente (bastante) superiores, pelo que a motivação do plantel não foi minimamente beliscada.

O Casa Pia chega a este encontro em busca da melhor fase da época. A formação orientada por João Pereira vem de duas vitórias - Amora (5-0), para a Taça de Portugal, e Nacional (1-0), para a Liga - e um empate - Rio Ave (2-2), para a Liga -, sendo que em caso de novo sucesso, iguala ou supera aquilo que fez da 4.ª à 7.ª jornada, período em que somou duas vitórias - Estrela da Amadora (1-0) e Moreirense (3-1) - e dois empates - Gil Vicente e Vitória de Guimarães (ambos 1-1). Ora, se empatarem com os farenses, os gansos igualam esse registo, mas se vencerem, superam-no.

A 11.ª jornada da Liga passa pelo Estádio Municipal de Rio Maior, onde, na tarde deste sábado (15.30 horas), Casa Pia e Farense vão lutar pelos três pontos em disputa. A BOLA já está no recinto riomaiorense e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre lisboetas e algarvios. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!