Arouca-Santa Clara: obra de arte de Jason Remeseiro dá importante triunfo aos lobos

Eduardo Pedrosa Marques • 11:37 - 15.12.2024/ Atualizado: 17:31 - 15.12.2024

Jason Remeseiro, de livre direto, apontou o único tento do desafio. Primeiro triunfo dos arouquenses sob o comando técnico de Vasco Seabra. Açorianos foram uma sombra do que têm sido esta época

Final da partida! Arouca 1 Santa Clara 0. Vitória importantíssima para os arouquenses, a primeira sob o comando técnico de Vasco Seabra. Jason Remeseiro, aos 67 minutos, apontou um golaço, de livre direto, e ofereceu três preciosos pontos à sua equipa. Um momento que deu justiça ao que estava a passar-se no terreno de jogo, uma vez que o Arouca já tinha feito por chegar à vantagem na primeira parte, mas a ineficácia levou a que o intervalo chegasse com o nulo a imperar. Na etapa complementar, a formação da Serra da Freita continuou por cima, não só em todos os domínios do jogo, mas também a anular as (parcas) investidas dos açorianos, que foram uma sombra do que têm sido esta época.

Foi com este momento de pura magia que Jason Remeseiro apontou o golo do triunfo do Arouca, aos 67 minutos:

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

92'

Dupla substituição no Arouca, com as saídas de Alfonso Trezza e Guven Yalcin, para as entradas de Pablo Gozálbez e Marozau.

90+4'

O jogo é reiniciado.

90+3'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

4 minutos de tempo adicional mínimo!

90+2'
Substituição

Guven Yalcin sai do campo e é substituído por Vladislav Morozov numa substituição tática.

90+2'
Substituição

Alfonso Trezza sai do campo e é substituído por Pablo Gozálbez numa substituição tática.

90+2'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

Guven Yalcin, aos 52 minutos, podia ter inaugurado o marcador neste lance:

86'

Dupla substituição no Arouca, com as saídas de Pedro Santos e Morlaye Sylla, para as entradas de Boris Popovic e Taichi Fukui.

86'
Substituição

Pedro Santos está lesionado e é substituído por Boris Popovic.

86'
Substituição

Morlaye Sylla sai do campo e é substituído por Taichi Fukui numa substituição tática.

77'

Cartão amarelo a Pedro Ferreira (Santa Clara).

77'

Pedro Ferreira vê o cartão amarelo por empurrar o seu adversário.

75'

Quatro substituições de uma assentada no Santa Clara: saem Diogo Calila, Frederico Venâncio, Serginho e Alisson Safira, entram Lucas Soares, Pedro Ferreira, Gustavo Klismahn e João Costa.

74'
Substituição

Frederico Venâncio sai do campo e é substituído por Klismahn numa substituição tática.

74'
Substituição

Serginho sai do campo e é substituído por Pedro Ferreira numa substituição tática.

74'
Substituição

Alisson Safira sai do campo e é substituído por João Costa numa substituição tática.

73'
Substituição

Diogo Calila sai do campo e é substituído por Lucas Soares numa substituição tática.

67'

GOLO DO AROUCA!! Golaço de Jason Remeseiro! O extremo espanhol bateu um livre direto com conta, peso e medida e colocou a bola no ângulo superior direito da baliza dos açorianos. 1-0.

67'
Golo

G O O O O O L O - Jason Remeseiro atira de livre direto com o pé direito para o fundo das redes! Maravilhosa finalização!

66'

Cartão amarelo a Diogo Calila (Santa Clara).

66'

Diogo Calila vê o cartão amarelo por empurrar o seu adversário.

65'

Cartão amarelo a Jason Remeseiro (Arouca).

65'
Amarelo

Jason Remeseiro puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

63'

Cartão amarelo a José Fontán (Arouca).

63'
Amarelo

Depois de uma falta útil, Jose Fontán tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.

52'

Outra vez os lobos! Transição rápida conduzida por Jason Remeseiro, passe de morte do espanhol para Guven Yalcin, com o ponta de lança turco, já dentro da grande área e ligeiramente descaído para a esquerda, a rematar cruzado, mas ao lado do poste direito da baliza dos açorianos.

Tiago Esgaio, aos 33 minutos, também cheirou o golo neste lance:

Não há alterações em nenhuma das equipas. Vasco Seabra e Vasco Matos, treinadores de Arouca e Santa Clara, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos 22 jogadores que tinham terminado a primeira, sendo que, recorde-se, os arouquenses já foram obrigados a mexer na equipa, ainda antes do intervalo, uma vez que Henrique Araújo saiu lesionado e foi rendido, na ocasião, por Guven Yalcin.

47'

Excelente ocasião para o Arouca! Sidney Lima, já dentro da pequena área, foi decisivo ao impedir que a bola inadvertidamente desviada por Diogo Calila, na sequência de um pontapé de canto favorável aos arouquenses, seguisse para o fundo das redes da baliza de Gabriel Batista. Os lobos parecem querer continuar por cima na tentativa de chegarem ao primeiro golo da tarde na Serra da Freita...

Início da segunda parte!

Morlaye Sylla, aos 27 minutos, dispôs de ocasião soberana para marcar, mas o tiro do médio da Guiné-Conacri embateu com estrondo na barra da baliza contrária:

46'

Início da segunda parte.

Jason Remeseiro deu o primeiro sinal de perigo do Arouca aos 15 minutos:

Número oficial de espectadores: 1.307

Intervalo! Arouca 0 Santa Clara 0. Um resultado que, para já, é lisonjeiro para os açorianos. Não que os arouquenses tenham tido um domínio avassalador, que não tiveram, mas o controlo, esse, tem sido praticamente todo dos homens da casa. E se numa primeira fase Nico Mantl e Gabriel Batista foram meros espectadores, depois disso a formação orientada por Vasco Seabra tomou as rédeas do desafio e contabilizou algumas chegadas perigosas à baliza contrária: Jason Remeseiro (15'), Morlaye Sylla (27'), Chico Lamba (30') e Tiago Esgaio (34') tentaram a sua sorte, mas a mira nunca esteve devidamente afinada. Serginho, aos 35 minutos, foi o autor do único remate do Santa Clara em toda a primeira parte, sendo que o tiro do médio dos insulares nem tão pouco foi enquadrado, uma vez que saiu muito por cima da barra. O Arouca deverá querer reforçar a sua supremacia na etapa complementar para tentar chegar ao golo, o Santa Clara terá de fazer algumas modificações nas suas dinâmicas para reaparecer com outra clarividência no relvado da Serra da Freita.

45+5'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

46'

Remate de longe de Mamadou Loum, forte, mas muito por cima da barra da baliza defendida por Gabriel Batista.

4 minutos de tempo adicional mínimo!

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

42'

Substituição no Arouca: sai Henrique Araújo (lesionado), entra Guven Yalcin.

42'

O jogo é reiniciado.

42'
Substituição

Henrique Araújo está lesionado e é substituído por Guven Yalcin.

41'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

40'

O jogo é reiniciado.

39'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

35'

Responde o Santa Clara! Na primeira verdadeira aproximação dos insulares à baliza contrária, Serginho tentou a sua sorte, mas o remate do camisola 35 saiu muito por cima da barra da baliza à guarda de Nico Mantl.

33'

Mais uma ameaça do Arouca! Novo pontapé de canto à direita, desta feita cobrado por Jason Remeseiro, e Tiago Esgaio, de cabeça, atira ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Gabriel Batista. José Fontán ainda tentou o desvio, mas já não conseguiu fazê-lo dentro das quatro linhas.

33'

O jogo é reiniciado.

32'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

30'

Outra vez o Arouca! Mais um canto de Weverson e Chico Lamba, ao segundo poste, cabeceia na direção da baliza, valendo ao Santa Clara a atenção de Luís Rocha que, já muito perto da linha de golo e com Gabriel Batista batido, impede o sucesso do defesa-central dos lobos da Serra da Freita.

27'

Na barra!! Pontapé de canto batido por Weverson do lado direito, Gabriel Batista socou a bola, Jason Remeseiro amorteceu, à entrada da área, e Morlaye Sylla, de primeira e sem preparação, rematou forte e colocado, com o esférico a embater com estrondo no travessão da baliza açoriano. Os arouquenses estão a começar a ameaçar seriamente...

20'

O jogo é reiniciado.

19'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Primeiro quarto de hora de total equilíbrio. Apesar de apresentarem sistemas táticos diferentes - o Arouca joga em 4x2x3x1, o Santa Clara em 3x4x3 -, as duas equipas parecem estar num processo de estudo e a verdade é que o encaixe é, para já, total. A bola tem andado preferencialmente pelo setor intermediário, com vários duelos individuais e algumas faltas, mas ainda nenhum dos conjuntos conseguiu qualquer aproximação à baliza contrária. Nico Mantl (Arouca) e Gabriel Batista (Santa Clara) têm sido meros espectadores desde o início do encontro.

15'

Primeiro sinal de perigo do Arouca! Cruzamento da meia-direita de Mamadou Loum e Jason Remeseiro, ao segundo poste, desvia já em esforço e faz a bola sair ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Gabriel Batista.

5'

O jogo é reiniciado.

4'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Início da partida!

1'

O Santa Clara sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Apesar do frio (ou não estivéssemos a falar da Serra da Freita...), o dia está bonito em Arouca. O sol raia sobre o (bem tratado) relvado do Estádio Municipal de Arouca e o público (pouco, para já) vai tomando os seus lugares no anfiteatro arouquense. Dentro de instantes, as três equipas subirão ao relvado e, depois disso, estará tudo a postos para que role a bola neste Arouca-Santa Clara.

Foi desta forma que Vasco Matos, técnico do Santa Clara, projetou a deslocação à Serra da Freita:

Recorde a antevisão feita por Vasco Seabra, treinador do Arouca, ao duelo desta tarde:

Também Vasco Matos muda duas pedras comparativamente à equipa titular que havia apresentado na ronda passada, diante do Rio Ave (1-0): saem Matheus Pereira e Gustavo Klismahn, entram Frederico Venâncio e Alisson Safira.

Vasco Seabra, treinador do Arouca, promove duas alterações no onze relativamente ao encontro da jornada anterior, diante do Estrela da Amadora (1-2): saem Amadou Danté e David Simão, entram Weverson e Pedro Santos.

Santa Clara (treinador): Vasco Matos

Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Pedro Ferreira (8), João Costa (17), Guilherme Ramos (27), Habraão (28), Daniel Borges (41), Lucas Soares (42) e Gustavo Klismahn (77)

Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Frederico Venâncio (21), Luís Rocha (13) e Sidney Lima (23); Diogo Calila (2), Adriano Firmino (6), Serginho (35) e MT (32); Gabriel Silva (11), Alisson Safira (9) e Vinícius Lopes (70)

Arouca (treinador): Vasco Seabra

Arouca (suplentes): João Valido (1), David Simão (5), Marozau (9), Miguel Puche (11), Boris Popovic (13), Taichi Fukui (21), Pablo Gozálbez (22), Guven Yalcin (50) e Alex Pinto (78)

Arouca (titulares): Nico Mantl (58); Tiago Esgaio (28) C, José Fontán (3), Chico Lamba (73) e Weverson (26); Mamadou Loum (31) e Pedro Santos (89); Jason Remeseiro (10), Morlaye Sylla (2) e Alfonso Trezza (19); Henrique Araújo (39)

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal); Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas; 4.º Árbitro: Marcos Brazão; VAR/AVAR: Bruno Vieira/Pedro Felisberto

Já há equipas oficiais!

Já o Santa Clara está numa situação contrária... para (muito) melhor. Os açorianos estão num tão surpreendente quanto meritório 4.º posto, com 27 pontos, e passam, apenas e só, pelo melhor momento da temporada: quatro vitórias consecutivas e... todas pelo mesmo resultado (1-0). Vitória de Guimarães, Sporting e Rio Ave, todos para a Liga, e Famalicão, para a Taça de Portugal. Caso vençam, esta tarde, o Arouca, os insulares chegam aos 30 pontos, alargam a vantagem para o SC Braga (que tem 24 e só joga amanhã, no caso, com a receção ao Famalicão) e continuam a pressionar... os três grandes. FC Porto e Benfica (31 pontos, sendo que os encarnados têm um jogo em atraso) e Sporting (36, já com o seu jogo desta ronda realizado) não podem estar assim tão descansados...

O Arouca chega a esta partida no 18.º e último lugar da tabela classificativa, com 8 pontos, mas tem mais um ponto de motivação para o duelo desta tarde: o Farense perdeu, ontem, na receção ao Gil Vicente (0-1), pelo que um triunfo permitirá aos lobos largarem a lanterna-vermelha, entregando-a, precisamente, aos algarvios. Além disso, a formação orientada por Vasco Seabra também poderá beneficiar da derrota averbada pelo Boavista no reduto do Sporting (2-3), o que significa que um triunfo potencia a chegada aos mesmos 11 pontos que tem a pantera. Tal como tem, de resto, o Aves SAD, que ao final da tarde deste domingo vai receber o Benfica. Ou seja, há uma perspetiva de (poder) ser um jornada bastante proveitosa para os arouquenses...

A 14.ª jornada da Liga tem passagem pela Serra da Freita, mais concretamente pelo Estádio Municipal de Arouca, e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre o embate entre Arouca e Santa Clara, que tem o pontapé de saída agendado para as 15.30 horas. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!