Sismo de 5,3 sentido em Portugal
Sismo sentido em Portugal. Fonte: IPMA

Sismo de 5,3 sentido em Portugal

DIVERSOS26.08.202405:29

O epicentro foi a cerca de 60 quilómetros a Oeste de Sines. Foi sentido sobretudo nos distritos de Lisboa e Setúbal, mas há relatos de várias zonas do país

Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi sentido às 5h11 desta segunda-feira em Portugal Continental, com maior intensidade na zona de Sines, Lisboa e Setúbal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O epicentro foi a cerca de 60 quilómetros a Oeste de Sines, a 16 quilómetros de profundidade.

«O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 26-08-2024 pelas 05:11 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines. Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa», escreve o IPMA em comunicado, garantindo que, «se a situação o justificar», haverá novos comunicados.

Num mapa divulgado pelo IPMA, é possível ver que a maior intensidade foi na zona litoral, nos distritos de Lisboa e Setúbal. Com menos intensidade, o sismo foi ainda sentido até ao litoral algarvio, para Sul, e, ainda com menor intensidade, no litoral Centro e Norte, até ao Porto.

O Governo emitiu um comunicado a apelar à «serenidade» da população, garantindo estar «em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria».

Também o Presidente da República divulgou uma nota, assegurando que «tem estado em contacto com o Governo e está a acompanhar a situação desde o início, não havendo indicação de feridos ou estragos materiais». «O Presidente da República reunirá pelas 10h00, em Belém, com o Primeiro-Ministro em exercício, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, logo após a reunião deste com a Proteção Civil», pode ler-se.

De acordo com o serviço meteorológico norte-americano (USGS), que registou primeiro um abalo de magnitude 5,4, o epicentro foi a 58 quilómetros de Sines, no mar, e a 10,7 quilómetros de profundidade.

A Proteção Civil, contactada pela Agência Lusa, recebeu relatos de que o sismo foi sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa e no distrito de Setúbal.

«Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas. Temos só informação a esta hora de uma situação numa rua de Sesimbra em que vão ser avaliadas possíveis fissuras em edifícios», disse o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Espanha também sentiu

O Instituto Geográfico Nacional espanhol, que registou um abalo de 5,5 na escala de Richter, informou que em Espanha este sismo também foi sentido na Andaluzia, sobretudo nas províncias de Huelva e Sevilha. Houve algumas chamadas para os bombeiros, mas também não se registaram danos.

Segundo a Europa Press, sete comunidades autónomas, incluindo a Estremadura, sentiram o sismo.

Notícia atualizada às 9h26