José Manuel Delgado apresenta o seu segundo livro
Vítor Serpa, José Manuel Constantino e José Manuel Delgado fizeram o Conselho de Estádio

José Manuel Delgado apresenta o seu segundo livro

DIVERSOS05.06.202421:16

'Pulsação' é o nome da nova obra literária do jornalista de A BOLA, feita com a colaboração da FPF

Foi nesta quarta-feira, na loja FNAC da Avenida de Roma, que José Manuel Delgado apresentou a sua nova obra literária. Depois do romance A vida aos pontapés, publicado em 2019, o jornalista de A BOLA e ex-futebolista lança agora o livro Pulsação - Histórias incríveis sobre futebol (e outras coisas), uma obra que faz parte da coleção de livros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O lançamento do livro contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Daniel Monteiro, assim como, de várias figuras ilustres do mundo do desporto e do jornalismo. Ao lado de José Manuel Delgado na apresentação do livro, estiveram Vítor Serpa, ex-diretor de A BOLA, e Pedro Adão e Silva, ex-ministro da Cultura.

Em Pulsação, o autor junta realidade e ficção, numa obra que se divide em três partes, duas ficcionais e uma factual, como diz o próprio: «Na primeira parte, tem vários contos sobre futebol. Na segunda, tem uma série de episódios passados comigo, e contados por mim na primeira pessoa, da minha carreira como futebolista. Depois, na terceira parte, tem contos que não têm nada a ver com futebol.»

José Manuel Delgado confessou que saiu da sua zona de conforto para escrever a terceira parte, por se tratar exclusivamente de temas que não se enquadram no mundo desportivo: «Arrisquei ir para fora de pé e para um estilo e uma temática que não é, propriamente, a do desporto. Vamos ver como é a reação. Espero que seja boa.»

Nas duas primeiras partes, a obra caracteriza-se como sendo uma forma original de José Manuel Delgado recordar a sua carreira de futebolista, que se estendeu por 17 anos e contou com passagens, a nível da formação, pelo SC Braga e o Sporting e, a nível sénior, por Montijo, Belenenses, Portimonense, Benfica, Farense e Sporting de Espinho. Ao mesmo tempo, o autor utiliza a sua experiência de 35 anos como jornalista para oferecer ao leitor duas perspetivas sobre estas histórias futebolísticas: «É futebol visto de duas perspetivas diferentes, dentro das quatro linhas e depois como jornalista. Tive essa sorte porque consegui juntar as duas coisas.»

Desafiado a revelar uma história que está presente no livro, José Manuel Delgado destacou o primeiro conto: «Tem a ver com um Benfica-Sporting, mas é um dérbi especial porque é jogado por adeptos, numa luta de superstições, antes de um jogo importante. Portanto, mostra os rituais que os adeptos de Benfica e Sporting fazem até á hora do jogo.»

O autor da obra destacou a importância de partilhar as histórias do futebol e revelou, também, um dos motivos que o levaram a escrever este livro: «Tenho a obrigação de deixar escrito este legado e esta experiência, para que estas memórias não se percam.»

José Manuel Delgado dedicou Pulsação aos seus dois filhos e aos seus dois netos.