Ex-Arsenal, que fez testes no Benfica, morre a jogar futsal com amigos
Fabián Caballero foi vítima de um enfarte enquanto jogava uma partida de futsal
Morreu Fabián «Tyson» Caballero, ex-futebolista paraguaio que fez testes no Benfica em 1999/2000 e que representou o Arsenal na época 1998/1999.
O antigo avançado morreu aos 46 anos, esta sexta-feira, vítima de um enfarte enquanto participava numa partida de futsal no clube General Genes, no bairro de Villa Morra, no Paraguai. Caballero foi levado de urgência para o Hospital Bautista, onde a sua morte foi confirmada.
«Tyson», como era conhecido, jogou em vários clubes na Argentina e no Paraguai, tendo-se destacado na Taça dos Libertadores de 1998, ao marcar um golo na meia-final pelo conjunto paraguaio Cerro Porteño contra o Barcelona do Equador. Apesar do tento se ter revelado insuficiente — a equipa viria a perder a eliminatória no desempate por penáltis —, o Arsenal demonstrou interesse e contratou-o, por empréstimo, até ao final da época 1998/1999.
Pela equipa principal dos gunners somou apenas três jogos — estreou-se a 11 de novembro de 1998 na Taça da Liga, entrando em campo para o lugar do lendário Dennis Bergkamp na segunda parte de uma derrota por 0-5 contra o Chelsea — e a opção de compra não foi acionada. Chegou a fazer testes no Benfica para a época 1999/2000, mas não ficou e seguiu carreira novamente no Paraguai, desta vez ao serviço do Sol de América.
Acabaria por regressar ao futebol europeu dois anos depois, desta vez para representar o Dundee, na Escócia. Por lá ficou cinco épocas (entre 2000 e 2005, com um empréstimo em 2004 ao Aberdeen e saída precoce para o Olimpia, do Paraguai, a meio da época final), marcando 26 golos em 142 jogos. Ganhou o prémio de melhor jogador do Dundee na époac 2004/2005.