Cinco reclusos fugiram da prisão de Vale de Judeus
Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre (Foto Justiça.gov.pt)

Cinco reclusos fugiram da prisão de Vale de Judeus

DIVERSOS07.09.202415:07

Autoridades em alerta

Cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, às 10 horas deste sábado, confirmou a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10 horas «com ajuda externa através do lançamento de um escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior», refere a DGRSP.

«Conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de política criminal com vista à recaptura dos evadidos», pode ler-se ainda.

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã, que cita Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional. De acordo com a mesma fonte, três dos presos têm nacionalidade portuguesa, a que se juntam um georgiano e um inglês.

Em nota, a DGRSP indica quais são os reclusos em fuga:

- Fernando Ribeiro Ferreira – 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;

 - Rodolf José Lohrmann – 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;

 - Mark Cameron Roscaleer – 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo;

 - Shergili Farjiani – 40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos;

-  Fábio Fernandes Santos Loureiro – 33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.