Vamos fazer o que ainda não foi feito

SELEÇÃO11:00

Parece mentira, mas não é: Portugal nunca venceu na Escócia em jogos ‘a contar’. Esta terça-feira, é hora de escrever uma nova história e garantir já os quartos de final da Liga das Nações

GLASGOW — Contado, muitos não acreditarão, tendo em conta as diferentes dimensões futebolísticas atuais de Escócia e Portugal, mas a verdade é que, em toda a sua existência, a Seleção Nacional nunca venceu em terras escocesas, em jogos de qualificação.

Com efeito, em quatro deslocações oficiais ao país de sir Alex Ferguson, os portugueses sofreram duas derrotas (1-2, em 1971; 1-4, em 1980) e somaram dois empates (ambos 0-0, em 1980 e 1992). Só em encontros particulares há registos de vitórias de Portugal: em 1966, quando a geração de Eusébio, bateu os escoceses em Glasgow, por 1-0, com golo de José Torres , aos 72’; e em 2018, também na capital da Escócia, onde uma Seleção Nacional de segundas linhas venceu a equipa local por 3-1, por conta dos golos de Hélder Costa, Éder e Bruma.

Esta noite, a partir das 19.45 h, a hora é de escrever uma nova história e fazer, enfim, o que ainda não foi feito. Portugal sabe que uma vitória hoje, no Hampden Park em Glasgow, pode assegurar, desde já, a qualificação para os quartos de final da Liga das Nações, ou, pelo menos, deixar a equipa das quinas a um pequeno passo desse objetivo — um empate até pode garantir o apuramento a duas rondas do fim, caso a Polónia perca em casa com a Croácia.

Apesar do grandioso objetivo, o desgaste de Varsóvia, onde Portugal bateu a Polónia na noite de sábado por 3-1, deverá resultar em mudanças no onze de Roberto Martínez.

Hotel da Seleção foi palco de tragédia

15 outubro 2024, 08:45

Hotel da Seleção foi palco de tragédia

Quartel-general de Portugal para o duelo com a Escócia foi palco de um grande incêndio a 18 de dezembro de 2017. Dois hóspedes perderam a vida

É quase garantido que Renato Veiga não será, de novo, titular, não querendo isso dizer que não tenho agradado. Antes pelo contrário, ainda ontem se repetiram os elogios do selecionador ao lateral do Chelsea, adaptado a central no duelo com a Polónia. No seu lugar, a aposta pode recair em António Silva.

Também Diogo Dalot deverá descansar, avançando João Cancelo para o onze, assim como Pedro Neto, provavelmente substituído por Francisco Conceição. No meio-campo, Vitinha será titular, no lugar de Rúben Neves, faltando, ainda, perceber se João Neves ocupará o lugar de Bruno Fernandes (ou até de Bernardo Silva).

Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de Portugal na Liga das Nações (foto: Imago)

Em relação ao confronto de Varsóvia, deverão manter-se no onze Diogo Costa, Rúben Dias, Nuno Mendes, Bruno Fernandes (ou Bernardo Silva), Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.

JOGO SEM TV NA ESCÓCIA

O detentor dos diretos de transmissão da Liga das Nações na Escócia, a Viaplay, não tem qualquer canal televisivo e… não recebeu ofertas satisfatórias de nenhum canal escocês pelo que, na Escócia, o jogo não será visto via TV. Assim, para verem o duelo com Portugal, os escoceses só o conseguirão se acederem ao YouTube. Para Inglaterra, será a ITV a passar o encontro em direto, no que pode ser uma alternativa para os que tenham o canal.