Roberto Martínez garante: «Ronaldo está completamente disponível para a seleção»
Selecionador nacional refletiu sobre o papel de CR7 na equipa portuguesa e falou dos problemas de finalização durante o Euro 2024
Roberto Martínez revelou, em entrevista à TVI, que Cristiano Ronaldo «está completamente disponível para a seleção». O treinador de Portugal aproveitou para defender o capitão da seleção nacional e para reforçar a sua disponibilidade para continuar a ser convocado.
«Acho que é importante dizer que o Cristiano está a jogar com o seu clube, está ativo e que estamos a acompanhar a situação dele, como estamos com os outros da seleção. Ele é o nosso capitão e os dados físicos do Cristiano são muito bons e a atitude dele foi importante para a equipa», afirmou Roberto Martínez.
Ainda que admita que CR7 «não é o mesmo jogador que era há 10 anos», o técnico espanhol enumerou outras valências de Cristiano Ronaldo que justificam a sua importância para a seleção portuguesa: «agora tem mais experiência e é muito importante para a seleção. Não podemos falar de idades porque tivemos o exemplo do Pepe, que fez um Euro impecável. A experiência, ao nível de seleções, é muito importante para ajudar os mais novos. Agora é importante avaliar o Cristiano como avaliamos os outros jogadores e ele, em muitas situações, é o melhor ponta de lança do futebol português».
Apesar de defender Cristiano Ronaldo, Roberto Martínez admite que a seleção nacional teve «problemas de finalização» durante o Euro 2024. Durante a campanha no torneio, Portugal marcou apenas cinco golos (dois autogolos) em cinco jogos, uma situação que «preocupa» o selecionador nacional que, ao mesmo tempo, garantiu «não é uma situação só de um jogador».
«Durante o Euro, Portugal foi a equipa com mais posse de bola e, é certo, nós não marcámos golos, mas é preciso perceber porquê. Tivemos problemas de finalização de todos os jogadores que chegaram no último terço. Com certeza, temos de melhorar esse aspeto, mas o estilo da nossa seleção não mudou», acrescentou Roberto Martínez.