António Sousa vê qualidade em Portugal para chegar à final do Euro: «Passo a passo...»
Antigo internacional luso fala numa «seleção muito forte»
António Sousa, antigo internacional português, acredita que Portugal tem «qualidade» para chegar à final do Euro 2024.
«Não será fácil, existem outras seleções fortes, porventura melhores do que a nossa. Mas depende sempre do momento. É ir passo a passo, tentando chegar o mais longe possível. Temos uma seleção muito forte, e prova disso são os resultados recentes e a nossa presença regular em fases finais de Europeus e Mundiais», afirmou à agência Lusa.
Antigo jogador de Beira-Mar, FC Porto, Sporting, entre outros, António Sousa comparou ainda a Seleção de 1984 e a atual: «Tudo é diferente, desde os métodos de trabalho aos relvados. Mas o que me parece que é idêntico é a qualidade individual. Está ao nível dos últimos anos, e faço votos para que consigam dar-nos uma grande alegria neste Euro.»
O facto de Portugal marcar presença de forma assídua nestas provas não é visto como algo que possa desfocar o grupo: «Não creio que da parte dos jogadores e dos responsáveis se ache que é fácil lá chegar. Acredito que eles queiram construir coisas boas com vitórias. A mentalidade de chegar o mais longe possível já está enraizada.»
O antigo médio recordou ainda o seu feito pela equipa das Quinas, ao marcar o primeiro golo de Portugal num Euro, em 1984, frente a Espanha: «É impossível esquecer. Foi um momento único, que tive oportunidade de aproveitar. Ainda hoje, quer os mais novos quer os mais velhos me falam desse golo. Além de ter sido um bonito momento, foi visto por milhares de pessoas. Saber que fui eu que marquei o nosso primeiro golo num Campeonato da Europa é um grande orgulho.»