A conferência de Roberto Martínez na íntegra
Roberto Martínez
Foto: IMAGO

Polónia-Portugal, 1-3 A conferência de Roberto Martínez na íntegra

SELEÇÃO12.10.202423:01

Selecionador nacional elogiou estreantes e também falou positivamente da exibição da equipa

Como analisa a exibição de Portugal? — É certo que trabalhámos muito nos últimos quatro dias e tivemos uma sincronização e conceitos táticos executados perfeitamente. Não queremos sofrer golos, mas o desempenho foi muito bom. Vimos novas estreias, novos jogadores, que entram no grupo de uma forma natural. Precisávamos do terceiro golo, mas a primeira parte foi executada perfeitamente, foi um bom trabalho dos jogadores. Vimos golos de alto nível e uma equipa estruturada defensivamente. Acho que temos mais jogadores, a competitividade está a crescer, somos uma equipa ainda mais preparada depois do Europeu. O foco e objetivo total é o Mundial. Estou contente, a atitude foi incrível, a personalidade dos jogadores foi fantástica, num estádio difícil. Para nós é um desempenho muito importante.

— Gostou da forma como os estreantes se apresentaram?

— Gostei de Renato Veiga e Samuel Costa, mas também de Trincão e Pedro Neto, tiveram um bom desempenho, ajuda a perceber que o balneário trabalhou muito bem.

— Quer explicar as apostas em Pedro Neto e em Bernardo Silva na zona central?

 — Pedro Neto está no Chelsea, está preparado para o mais alto nível, é um jogador desequilibrador, já Bernardo jogou alguma vezes mais dentro e outras mais fora enquanto ala.

— No caso concreto de Renato Veiga, como avalia a estreia?

 — Estou muito satisfeito porque não jogou como um jogador jovem, mostrou uma maturidade incrível. Boa ligação com Rúben Dias e Nuno Mendes. E foi exigente jogar contra a Polónia e contra Lewandowski, foi um central concentrado e agressivo, ganhou todos os duelos, é muito forte no ar. Gostei muito da estreia e a dificuldade foi superlativa. Estou contente, mas não surpreendido, vimos o potencial dele durante o estágio de setembro, agora vimos que estava preparado, Nível da estreia do Renato mostra o potencial que tem e apresenta um perfil diferente do que tínhamos. Estamos a falar de um jogo contra um dos melhores jogadores de área do futebol moderno [Lewandowski]. Acho que a estreia é ainda mais importante. Estou também contente com Samu, Trincão, todos os jogadores novos que trabalharam muito bem. Mostraram que fazem parte da equipa.

— Qual o motivo da substituição de Cristiano Ronaldo?

— É importante, faz parte gerir os jogadores, porque há dois jogos em 72 horas. O Diogo Jota entrou muito bem. É importante utilizar os jogadores que temos no banco. O Cristiano agora está perfeito.