Um ‘business case’ para o futebol feminino

OPINIÃO30.08.202306:30

Futebol feminino poderá registar aumento de seis vezes do valor comercial na próxima década

Ofutebol praticado por mulheres está a merecer as atenções do mundo, em particular durante este mês de agosto, a propósito do Mundial de futebol feminino. Podemos e devemos falar do que interessa: do desenvolvimento das jogadoras, da profissionalização das equipas, da melhoria significativa da qualidade de jogo, entre outros aspetos. Podemos e devemos também falar do seu potencial económico ou financeiro. A UEFA publicou recentemente relatório onde se descreve o incrível.

A estratégia da UEFA para o futebol feminino, patente neste Business Case for Women’s Football, fornece uma fundamentação abrangente para aumentar o investimento no futebol feminino e uma metodologia clara e uma explicação das suas conclusões, proporcionando uma compreensão clara do potencial de crescimento do desporto, descrevendo igualmente os benefícios que o aumento do investimento pode trazer e oferece orientação sobre como maximizar o retorno deste investimento.

A título de exemplo, o relatório identifica que o futebol feminino poderá registar um aumento de seis vezes do valor comercial durante a próxima década, atingindo potencialmente um valor anual de 686 milhões de euros até 2033, com o patrocínio de clubes a aumentar para 295 milhões de euros nesse período.

O futebol feminino também é considerado inspirador, empoderador e familiar, atraindo uma base de adeptos diversificada, progressista e jovem, que deverá crescer de 144 milhões para 328 milhões de adeptos nos próximos 10 anos.

O Business Case for Women’s Football identifica mais de 20 recomendações para informar estratégias de clubes e ligas e dar apoio no desenvolvimento do futebol feminino e na maximização do retorno do investimento.