Jornalista da Sky Sports marcou presença na conferência em Alvalade e o treinador dos leões garantiu que não vai estar no banco no duelo com o Chelsea, no domingo
0 seconds of 33 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:33
00:33
 

Separação com Amorim vai deixar marcas

OPINIÃO31.10.202408:00

Não há divórcios felizes e leões vão ter dificuldades em esquecer. Gyokeres, Pedro Gonçalves, Hjulmand, Diomande ou Gonçalo Inácio vão ver-se envolvidos neste desenlace. Veremos se com sentimentos de vingança…

Acabou o casamento. Foram pouco mais de quatro anos e meio de relação, com mais momentos de felicidade do que de tristeza, mas tudo tem um fim e o ponto final entre Rúben Amorim e o Sporting chegou. O treinador não resistiu ao encanto do Manchester United e não vê a hora de viajar para Inglaterra ao encontro da nova paixão. Compreensivelmente.

Os red devils são um dos mais poderosos clubes do mundo e poucos podem dizer-lhe não. Considero que Rúben Amorim fez bem ao aceitar o convite, até porque a conjuntura dificilmente lhe poderia ser mais favorável. O Man. United está há anos afastado das grandes conquistas, o que permitirá ao treinador marcar um lugar na história do colosso inglês no dia em que o conduzir a um grande título. Ser o sucessor do sir Alex Ferguson é um desafio mesmo à medida da ambição de Amorim.

Rogério Azevedo, jornalista de A BOLA, comenta a provável saída de Rúben Amorim
0 seconds of 1 minute, 46 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:46
01:46
 

Bem diferente seria rumar, por exemplo, ao Manchester City, no qual as constantes conquistas de Pep Guardiola deixarão uma herança muito, muito pesada.

Rúben Amorim vai ter muito, muito dinheiro e também tempo para colocar a equipa à sua imagem. Assim como teve quando trocou o SC Braga pelo Sporting, em março de 2020. Também depois de ter visto a cláusula de rescisão ser paga. Uma espécie de meio ano zero, já que esta época pouco lhe será exigido, o que no futebol atual é ouro. Só os predestinados têm estas oportunidades e Rúben Amorim há muito que mostra que é diferenciado.

Rogério Azevedo, jornalista de A BOLA, comenta a provável saída de Rúben Amorim
0 seconds of 1 minute, 51 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:51
01:51
 

Já o Sporting, acredito, foi apanhado de surpresa com o raide do Manchester United. Mesmo depois do flirt entre o treinador e o West Ham, no final da temporada transata. O encontro com os londrinos nem chegou a namoro, mas deixou marcas na relação. Rúben Amorim foi apanhado em flagrante à entrada do avião, mas as desculpas para a escapadela surgiram céleres, a reconciliação foi rápida e tudo acabou em bem, no Marquês de Pombal e com novas juras de amor. Melhor que um campeonato, só um bicampeonato, até porque os leões não o festejam há 70 anos.

Agora, com os leões embalados, a vencerem e convencerem, chegou a separação. As partes já estão distantes e só falta oficializar o desenlace, que já todos conhecem, mas não há divórcios felizes. Pode nem haver traição, mas mágoa fica sempre. Por isso percebo a Administração leonina. Frederico Varandas quer que todos continuem unidos, pelo que, nesta fase de choque, novos membros não são os mais indicados. O presidente já escolheu o sucessor, pretende que o adeus cause a mínima dor possível e por isso apoiou-se na família. É assim que vejo a promoção de João Pereira.

Obviamente, nada acaba aqui. O futebol é volátil e num ápice tudo muda, o que é precisamente o que Frederico Varandas quer evitar. O casamento acabou, mas o presidente não vai dar nada de mão beijada ao treinador. Para Rúben Amorim levar quem quer que seja com ele neste momento os leões quererão ser ressarcidos e estarão dispostos a esperar até ao último dia.

Treinador vai deixar o Sporting para treinar Diogo Dalot e Bruno Fernandes
0 seconds of 3 minutes, 13 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:13
03:13
 

E, arrisco a dizer, vão ter sempre dificuldades em esquecer a separação, por mais felizes que sejam os próximos tempos. E não me surpreenderá que daqui a uns meses Gyokeres, Pedro Gonçalves, Hjulmand, Diomande ou Gonçalo Inácio se vejam envolvidos neste desenlace. Depois veremos se com sentimentos de vingança…