Gesto ofensivo ou provocação

OPINIÃO23.09.201801:36

Em jogo da fase de grupos do Mundial de 2018, a 22 de junho, a Suíça jogou contra a Sérvia. Granit Xhaka (jogador suíço de origem albanesa) marcou um golo e, celebrando-o, juntou as mãos, uniu os seus polegares e abriu e fechou os dedos para imitar a águia-real albanesa, símbolo daquele país. Depois do jogador Xherdan Shaqiri (jogador suíço de origem kosovar) ter marcado o golo da vitória, fez o mesmo gesto dirigindo-se ao público.


Como é sabido, a Albânia e a Sérvia têm relações externas complexas e bastante comprometidas por causa da questão do Kosovo.
Após abertura de procedimento disciplinar pela FIFA, os jogadores suíços foram punidos com multa e advertência por violação do artigo 57 do Código Disciplinar da FIFA.

Este artigo dispõe da seguinte forma (tradução livre):

«Comportamento ofensivo e fair play
Qualquer pessoa que insulte alguém de alguma forma, especialmente usando gestos ou linguagem ofensiva, ou que viole os princípios do fair play ou cujo comportamento seja antidesportivo de qualquer outra forma, pode estar sujeito a sanções de acordo com o art. 10.»


Entendeu a FIFA que o comportamento foi ofensivo ou antidesportivo. No entanto, a perceção geral foi no sentido de que os jogadores pretenderam, com o seu gesto, provocar o público sérvio.

Assim, existia, em teoria, a hipótese de os jogadores serem punidos por aplicação do artigo 54 do Código Disciplinar da FIFA e, portanto, sujeitos a uma proibição de dois jogos. Este artigo dispõe da seguinte forma (tradução livre):

«Provocação do público
Qualquer pessoa que provocar o público durante um jogo será suspensa por dois jogos e sancionada com uma multa mínima de 5.000 CHF.»