Fartura

OPINIÃO05.03.202106:00

Fernando Santos na farmácia; se Bale quisesse sempre; o nojento ‘Barçagate’

Onde estava a 10 de julho de 2016? Aposto que se lembra do dia em que Éder decidiu o Europeu de França, troféu cuja defesa a Seleção iniciará a 15 de junho, em Budapeste, ante a Hungria. A 100 dias de se estrear na prova - data que se assinala no domingo - é seguro que Fernando Santos terá um problema de fartura na hora da convocatória final. Se na baliza Rui Patrício, Anthony Lopes e Rui Silva parecem ser escolhas óbvias, no lado direito da defesa - Nélson Semedo, Cédric, Cancelo e Ricardo Pereira - sobram candidatos. Para o lado esquerdo, há Raphael Guerreiro, Mário Rui e Nuno Mendes, no eixo defensivo Pepe, Rúben Dias, José Fonte, Rúben Semedo e até Domingos Duarte e Pedro Mendes entram nas contas. No meio-campo, as opções são inacreditáveis: Danilo, William Carvalho, João Moutinho, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Pizzi, João Mário, Renato Sanches, Bruno Fernandes, André Gomes… E para os flancos, a jogar por dentro ou por fora, Bernardo Silva, Pedro Neto, Pedro Gonçalves, Trincão, Rafa, Podence, Gonçalo Guedes, Jota… Ronaldo comandará o ataque, André Silva, João Félix ou Paulinho aspiram a acompanhá-lo. Não espanta que possa encontrar o selecionador numa farmácia perto de si, algures em maio, a aviar receita com medicamento para as enxaquecas.

A expressão só joga quando quer podia ser dedicada a Gareth Bale, jogador profissional de golfe e extraordinário futebolista nas horas vagas. Se José Mourinho conseguir tirar o melhor do galês, como aconteceu nos últimos jogos, isso pode significar a entrada do Tottenham na Champions. Ao técnico resta esperar que não haja algum masters nos planos do canhoto...

Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona, é o rosto do Barçagate. Pagar a uma empresa para manchar o nome de outras pessoas ligadas ao clube catalão no esgoto em que por vezes se transformam as redes sociais, é simplesmente nojento!