Dimensão europeia (IV)

OPINIÃO08.07.201804:00

A UEFA e o Conselho da Europa assinaram um memorando de entendimento de modo a desenvolver e intensificar a cooperação entre estas duas entidades, no que diz respeito à valorização do papel social do desporto e, em concreto, do futebol.

O Conselho da Europa e a UEFA reconhecem, expressamente, alguns valores comuns. Desde logo, que a diversidade deve ser promovida dentro e por meio do desporto e que qualquer tipo de discriminação - institucional ou social - deve ser rejeitada; atendendo à democraticidade e mérito, reconhecem que um dos mecanismos essenciais em que assenta o modelo desportivo europeu é o princípio da promoção e da despromoção; as políticas destinadas a incentivar a formação local e a educação dos atletas devem ser fortalecidas; que as Seleções Nacionais podem ser um poderoso símbolo para a integração social, particularmente quando homens e mulheres de grupos minoritários são selecionados para jogar lado a lado.

São reconhecidas as principais ameaças para o futebol: a violência, a dopagem e a manipulação de resultados. É ainda dada especial relevância aos princípios de boa governança no desporto.

O memorando identifica, pois, quatro áreas principais de cooperação entre o Conselho da Europa e a UEFA, a saber: direitos humanos, integridade e gestão no desporto, segurança nos jogos de futebol, cooperação mútua em grandes eventos de futebol e cooperação institucional através do diálogo, iniciativas conjuntas, projetos e troca de conhecimentos.

Recordemos que já no início do ano a UEFA e a Comissão Europeia tinham assinado um acordo de cooperação com objetivos semelhantes aos que constam do memorando agora celebrado.