A Liga Revelação
A afirmação dos jovens jogadores, num intervalo entre os 16/17 anos e os 22/23, tem sido sempre um dos pontos de concórdia entre os diversos agentes do futebol. A necessidade de se encontrar soluções levou ao entendimento entre a Federação, clubes e Associações distritais. O desenvolvimento e afirmação destes jovens tem agora um novo espaço competitivo, a Liga Revelação, que visa potenciar as capacidades e talento que são evidentes em Portugal. A criação de valor passa pelo surgimento de jogadores de qualidade neste segmento. O foco principal será sempre o jogador e o melhor modelo para o seu desenvolvimento e crescimento. Inicia-se amanhã uma nova competição com esse objectivo.
A expectativa de todos é enorme, só isso demonstra bem o interesse da competição, mas é importante que esta união para a criação deste novo espaço competitivo se mantenha na monitorização necessária para que a possamos fazer evoluir. O interesse é comum, e todos temos a ganhar com a evolução dos jogadores e consequentemente com a melhoria da competição. Contudo, não só os jogadores irão crescer neste espaço. Também os jovens árbitros terão uma possibilidade evidente de evoluir, bem como de jovens treinadores inseridos nas respectivas equipas técnicas.
O sucesso de uma competição com estas características não é facilmente quantificado, depende sempre dos objectivos de cada um, mas o surgimento de jogadores formados localmente nas Ligas profissionais, e nas selecções, será um dado que confirmará o acerto da decisão.
Este novo quadro tem todas as características para que se possa promover um conjunto de valores que são fundamentais, que vão da valorização da qualidade de jogo ao respeito por todos os intervenientes no mesmo. É um grande desafio para todos, uma oportunidade para crescermos.