Ténis Federer homenageado esta terça-feira em Wimbledon
Durante muitos anos Wimbledon foi considerado o jardim de Roger Federer, oito vezes campeão do Grand Slam da relva, cuja organização vai homenagear, esta terça-feira, o suíço numa breve cerimónia a realizar no court central.
Retirado o ano passado, o suíço de 41 anos terá a sua cerimónia de despedida, que nunca chegou a ser formalmente efetivada em competição em virtude das lesões, antes de a norte-americana Shelby Rogers entrar em ação diante da campeã em título, a cazaque Elena Rybakina.
Federer, recorde-se, ganhou cinco títulos consecutivos entre 2003 e 2007, erguendo de novo o troféu dourado em 2009, 2012 e 2017, altura em que superou o recorde até então detido por Pete Sampras.
«A ideia é honrá-lo como homem e tem a maior quantidade de títulos masculinos em singulares aqui. Será um momento para celebrar os seus feitos e agradecer-lhe por todas as memórias», declarou Sally Bolton, diretora-executiva de Wimbledon.
Retirada em 2022, a norte-americana Serena Williams, sete vezes campeã em femininos, também foi convidada, mas a gravidez aos 41 anos não lhe permite viajar. «Desejamos-lhe muita sorte com o resto da gravidez e esperamos poder vê-la no próximo ano», acrescentou Bolton.