«Gostava de terminar a carreira no Benfica»

Futebol «Gostava de terminar a carreira no Benfica»

FUTEBOL09.06.202301:02

Em entrevista ao ‘Mais Futebol’, Manuel Fernandes, que terminou contrato com o Sepahan (Irão), admitiu, aos 37 anos, não querer terminar já a carreira e revelou que gostaria de jogar ainda mais uma época, partilhando um desejo especial.

«O ideal, honestamente, seria terminar no Benfica, mas é algo que por várias razões nunca seria viável, e muito menos nesta altura. Por isso não lhe consigo dar uma resposta concreta. Eu sei que Portugal é um país vendedor e normalmente as contratações são feitas com uma perspetiva de fazer negócio. Eu tenho 37 anos e essa perspetiva não existe, mas posso obviamente dar outras coisas: experiência, por exemplo. Posso ser um mentor para os mais jovens. Como disse antes, estou aberto a tudo e vai depender de vários fatores. O principal fator seria a forma como a equipa joga, porque da forma como entendo e vejo o futebol teria de jogar de uma determinada forma», destaca o médio.

«O clube da minha vida é o Benfica. Não só porque fui para lá muito novo, mas porque foi o clube que me ajudou a fazer a carreira que fiz. Quando digo ajudou refiro-me a coisas como pagar o passe, ter a preocupação que tivesse boas notas na escola, ensinar-me que se não tivesse aproveitamento escolar não ia ser convocado, por exemplo. Coisas assim, em que havia uma preocupação em ajudar-me a crescer e criar uma base para o resto da minha carreira de jogador», partilhar o internacional A português, que acrescenta: «[O Benfica] deu-me muitas bases. Também tive muita sorte em apanhar muitos antigos jogadores do Benfica como treinadores, que me passaram os valores do Benfica e da amizade. Dá-me prazer hoje ir ao Estádio da Luz e poder conversar com esses antigos treinadores, agora num registo diferente, mas sabendo o que me ajudaram noutros tempos.»

Manuel Fernandes continua a visitar o Estádio da Luz: «Este ano, fui imensas vezes. Estive muito tempo sem ir, mas este ano, sempre que estava em Portugal e havia algum jogo em casa, fui sempre ao estádio. No início não ia porque também não saí a bem do Benfica, devia ter saído de uma maneira muito melhor para as ambas as partes, mas a coisa não correu da melhor forma. Por isso sempre senti que não era o momento certo sequer para ir ver um jogo e então estive muito tempo afastado. E quando digo muito tempo refiro-me a mais uma década, provavelmente.»

O jogador partilha como é recebido pelos adeptos: «A conversa é sempre a mesma, que não devia ter saído tão cedo, sempre nesse registo, mas de uma forma geral não me recordo de nenhum incidente negativo, sinceramente. Se calhar houve uma ou outra pessoa que gostava de me dizer alguma coisa, mas não disse. Esta temporada fui umas quatro ou cinco vezes e a abordagem é sempre a mesma, o que de certa forma é lisonjeador, porque joguei três anos na equipa principal e já foi há 20 anos. Sinal de que alguma coisa fiz bem.»

Questionado sobre uma época marcante, Manuel Fernandes destaca o título, pelas águias, em 2005: «Foi uma boa temporada. Não tínhamos o melhor plantel, que era o do FC Porto, não jogávamos o melhor futebol, porque esse era o do Sporting, do Peseiro, no entanto, com mérito e alguma sorte lá conseguimos ganhar o campeonato. Nem chegámos aos 70 pontos, este ano o Benfica ganhou com 87 e o FC Porto ficou em segundo com 85. Isso revela um bocado como aquele campeonato foi, mas não podemos tirar mérito àquela equipa: o Benfica estava a tentar reencontrar-se, não tinha campo para treinar, não tinha centro de estágios e treinávamos num sítio diferente todos os dias. Ainda apanhei um bocadinho do Seixal antes de vir embora e fico muito contente ao ver o que foi feito, porque o Benfica hoje tem uma estrutura muito boa. Tem a organização que uma equipa grande tem de ter sempre.»