Hermínio Barreto: grande senhor do basquetebol e prestigiado professor universitário  (artigo de Eduardo Monteiro, 83)

Espaço Universidade Hermínio Barreto: grande senhor do basquetebol e prestigiado professor universitário (artigo de Eduardo Monteiro, 83)

ESPAÇO UNIVERSIDADE20.12.202218:35

Ao longo da minha vida académica e profissional convivi com muitos desportistas que, de alguma forma, contribuíram para a minha valorização como praticante, treinador e professor. O Hermínio Barreto foi um deles. Nada melhor do que dar a conhecer alguns episódios em que fomos protagonistas, para o recordar.

Campeonato Regional de Lisboa de Basquetebol

Na década de 60, o Campeonato regional de Basquetebol da Associação  de Lisboa, efectuava-se no Pavilhão de Desportos do Parque Eduardo VII.  Quatro jogos seguidos, às sextas-feiras, a partir das 20.00 horas. Não havia tempo a perder, encontros contínuos com aquecimento e intervalos reduzidos. Uma festa semanal do basquetebol que acabava por volta da meia noite. Casa sempre cheia, os espectadores assistiam aos jogos que entendiam, o preço da entrada era único e ninguém se queixava pois no dia seguinte era sábado. Na equipa do Sporting, jogava o moçambicano Hermínio Barreto, oriundo do  Desportivo de Lourenço Marques, cuja escola de formação produziu excelentes praticantes tais como o Eduardo Branco, Carlos Alemão e muitos outros. O internacional Hermínio Barreto era um excelente ressaltador, bom lançador e exímio defensor. Nesse tempo, eu tinha começado a jogar nos seniores do Belenenses. Quando havia um Belenenses-Sporting era o HB o meu defensor. Assim, quando tentava um lançamento na passada após mudança de direção em drible, o HB devido à sua enorme impulsão interceptava o lançamento. A partir daí, comecei a treinar as entradas com finalização em gancho. Resultava com outros defensores, mas com o HB não havia hipótese. Movimentação estudada, dava-me vantagem na entrada para o cesto e, por detrás, com a mão de dentro limpava a bola  antes dela tocar na tabela. Tal como se faz actualmente na NBA. Enquanto eu ficava surpreendido o HB encolhia os ombros, como se estivesse a desculpar-se por tamanha habilidade. Grande atleta e desportista.

Campeonato Nacional Universitário Lourenço Marques - 1968 (Moçambique)

No início do ano lectivo 1967/68, quando ambos éramos alunos do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), o Prof. Teotónio Lima, nosso professor de Basquetebol, reuniu os alunos que jogavam na equipa do INEF e lançou-nos um desafio, cujo objectivo era a participação no campeonato nacional universitário em Moçambique. Face à aceitação do grupo constituído pelos inéficos: Jorge Araújo, Hermínio Barreto, Eduardo Monteiro, Olímpio Coelho, Helder Marques,  Carlos Correia, Silvino Santos, Vitor Torégão, Eliseu Beja e António Castro, começámos a treinar com regularidade sob a orientação do Prof. Teotónio Lima. Assim, após a conquista do campeonato regional universitário de Lisboa,  disputámos a então denominada fase metropolitana, com os representantes das academias de Coimbra e Porto. Na cidade do Porto, vencemos o respectivo torneio, pelo que ficámos apurados para a fase nacional em Lourenço Marques. Nestas duas provas a contribuição do Hermínio Barreto foi decisiva devido à sua experiência, companheirismo e liderança em campo. Na prova nacional disputada na capital de Moçambique vencemos o Centro Desportivo Universitário de Angola   (CDUA) e no encontro final perdemos com a forte e experiente equipa da Associação Académica de Lourenço Marques, que também participava nas competições federadas moçambicanas. Nesse derradeiro jogo, o Hermínio Barreto mostrou todas as suas qualidades basquetebolísticas, com uma exibição notável, que lhe valeu uma enorme ovação por parte do público que encheu o Pavilhão.

Liceu Nacional Padre António Vieira

No início da década de 70, quando ambos lecionávamos no Liceu Padre António Vieira, juntamente com os professores Jorge Araújo e Carlos Tiago, efectuámos com a colaboração dos alunos, um torneio interno de basquetebol que reuniu cerca de 30 equipas das diversas turmas, que existiam naquele estabelecimento do ensino secundário. Os jogos realizávam-se no intervalo do almoço, sem qualquer  prejuízo da actividade escolar dos alunos e professores. Para além dos alunos, os professores e os contínuos também tinham as suas equipas. Foi um sucesso de confraternização desportiva entre alunos, contínuos e professores. Quando actuava a equipa dos professores, o então ginásio/pavilhão esgotava com os alunos. Boas recordações.

Congresso Mundial de Treinadores de Basquetebol

A “Associacion Española de Entrenadores de Baloncesto” organizou em 1977, em Puerto de La Cruz, no arquipélago das Canárias, o I Congresso Mundial  de Treinadores de Basquetebol. Para além dos muitos técnicos de diferentes países, o basquetebol lusófono não perdeu a oportunidade de estar presente. Assim, em representação de Portugal esteve presente o Prof. Hermínio Barreto, treinador de seleções nacionais e docente universitário (ISEF/FMH) e eu, na qualidade de coordenador nacional do plano de desenvolvimento do basquetebol (DGD). Pela República de Angola, marcou presença o então selecionador nacional, Vitorino Cunha e o reconhecido técnico, Vicente Costa que, mais tarde, exerceu funções na Federação Portuguesa de Basquetebol. Nessa ocasião, conversámos muito sobre o relacionamento entre Portugal e os países africanos de lingua portuguesa ao nível da formação de treinadores de basquetebol que, posteriormente, se veio a concretizar com a participação de treinadores dos PALOP em diversos cursos efectuados em Portugal.

1º All Star (Norte-Sul) “Revista Basket” Lisboa - 1983

A revista “BASKET” organizou pela primeira vez em Portugal (Pavilhão do Restelo) um jogo de características inéditas, reunindo em duas seleções, uma do Norte e outra do Sul, os melhores jogadores nacionais e estangeiros (All Stars) a actuar em Portugal. Organização nada fácil para amadores que, só foi possível, pelo acolhimento dado pelos clubes e jogadores convidados que, de imediato, aderiram a esta iniciativa. O então Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Máximo Couto, apoiou a iniciativa  e garantiu que no futuro este evento seria integrado no calendário das provas federativas. O jogo foi transmitido em directo pela RTP, e foi comentado pelo Prof. Hermínio Barreto, então colaborador desportivo na Televisão Portuguesa. Antes do jogo, fez comigo uma excelente entrevista, em que foram abordados aspectos relacionados com a actividade e sustentabilidade da revista BASKET.

Estes foram os episódios mais significativos, de que me recordo, em que ambos estivemos envolvidos, que consolidaram a nossa amizade para sempre.

Eduardo Monteiro é ex-treinador do SL Benfica e das Seleções Nacionais