Automobilismo Toyota GR H2 Racing a hidrogénio acelera em Le Mans

AUTOMOBILISMO10.06.202301:00

A Toyota, na véspera de iniciar a tentativa de ganhar as 24 Horas de Le Mans pela sexta vez consecutiva, igualando proeza que apenas Ferrari e Porsche conseguiram em 100 anos de maratonas no Circuito de la Sarthe, apresentou(-nos) uma visão para o futuro da corrida de resistência mais importante do desporto automóvel, obviamente apoiada na estratégia de eletrificação perseguida por todos os fabricantes.

A organização de Le Mans pretende introduzir uma categoria de protótipos alimentados a hidrogénio já em 2026, de forma a preparar-se para a possibilidade de generalização da tecnologia em 2030, utilizando aquele elemento tanto em motores de combustão interna como em Fuel Cell (pilhas de combustível transformam-no na energia necessária para alimentar motores elétricos). Em França, durante este anúncio, a Toyota comprometeu-se com o programa e, para sublinhá-lo, tornou-se mesmo no primeiro fabricante a apresentar protótipo para competir nessa classe.

O GR H2 Racing Concept até realizou uma volta de demonstração a la Sarthe, com Akio Toyoda, presidente do Conselho de Administração do consórcio japonês aos comandos do protótipo com motor térmico a hidrogénio apoiado por sistema híbrido que inclui uma máquina elétrica. Desconhecem-se as especificações técnicas da máquina de competição com 5,100 m de comprimento e 2,050 m de largura.

As fotos são de Noriaki Mitsuhashi, da N-RAK Photo Agency.