13 abril 2025, 18:55
Fórmula 1: classificação dos pilotos após o GP do Bahrain
Piastri venceu em Sakhir e está agora a apenas três pontos do seu colega da McLaren, Lando Norris, ultrapassando também o tetracampeão Verstappen
Sistema de semáforos não funcionou durante o GP do Bahrain e depois dos pilotos trocarem de pneus perderam demasiado tempo antes de regressarem ao circuito. Mas este foi apenas um dos problemas de Verstappen e Tsunoda
Helmut Marko considerou «inaceitável» o desempenho da Red Bull no Grande Prémio do Bahrain, no domingo, e os resultados do campeão mundial, Max Verstappen, que terminou em sexto, ultrapassando Pierre Gasly, da Alpine, na última volta, e de Yuki Tsunoda, que ficou em nono, provocaram uma reunião de emergência entre os responsáveis da equipa.
O consultor da Red Bul descreveu os problemas como «preocupantes» e «inaceitáveis», destacando que o ritmo de Max Verstappen no circuito de Sakhir não mostrou progresso nem na qualificação nem na corrida.
«Foi um dia muito difícil para a Red Bull e certamente para todos nós», assumiu Marko. «Temos de melhorar o desempenho do carro o mais rápido possível, bem como resolver os problemas nas paragens na boxe. O nosso carro não é o mais rápido e as paragens na boxe não funcionaram. Isto é inaceitável», considerou.
A equipe taurina teve problemas com as luzes do semáforo nas boxes, o que prejudicou a operação e fez os pilotos perderem muito tempo no momento da troca de pneus. Christian alegou que o inconveniente problema foi causado por uma falha eléctrica.
«Sofremos com duas coisas no carro neste fim de semana, uma foi com os travões e a outra com a falta de equilíbrio. Além disso, tivemos um dia horrível com o que parece ser um problema com questões eléctricas nas boxes e que afetou os semáforos. Precisamos investigar, ouvi dizer que há um problema elétrico, algo que nnca tinha ouvido antes. As trocas de pneus foram muito boas, uma delas foi abaixo dos 2 segundos. Mas os pilotos ficaram à espera que a luz se acendesse», lamentou o chefe da Red Bull.
Max Verstappen fez a primeira troca de pneus no GP do Bahrein durante a 11.ª volta. O neerlandês ficou parado mais tempo que o necessário, uma vez que mesmo depois de finalizar a mudança dos compostos, a luz do semáforo que autoriza a saída dos pilotos não ficou verde. Pouco depois, Tsunoda também foi para a boxe e aconteceu o mesmo.
«Neste momento, o nosso desempenho é muito preocupante», acrescentou Marko. «Sabemos que não somos competitivos, mas teremos novos componentes a chegar nas próximas corridas e esperamos que com eles possamos melhorar o nosso desempenho», rematou.
Max Verstappen é, neste momento, o terceiro classificado (69 pontos) do Mundial, atrás de Lando Norris (77) e Oscar Piastri (74), primeiro e segundo respetivamente, após as quatro corridas, das 24 do calendário, já disputadas.
13 abril 2025, 18:55
Piastri venceu em Sakhir e está agora a apenas três pontos do seu colega da McLaren, Lando Norris, ultrapassando também o tetracampeão Verstappen