Piastri domina em Sakhir e ameaça Norris na liderança do Mundial
Australiano começou e terminou em primeiro, com mais 15 segundos do que Russell, segundo classificado que aguentou Norris, terceiro, até ao final; Verstappen acabou em sexto, Gasly deu os primeiros pontos da época à Alpine e Haas brilhou
Como esperado, Piastri dominou. O australiano conseguiu a pole position no sábado e domingo terminou o trabalho, deixando para trás George Russell, em 15 segundos! A sua vitória nunca pareceu estar em dúvida, mas os lugares do pódio estiveram em discussão até ao final, sendo que o piloto da Mercedes acabou por conseguir o segundo lugar, ameçado por Lando Norris.
Regressando ao arranque, que só por si teve bastantes acontecimentos, foram vários os pilotos a mudarem de posição antes do fim da primeira volta, sem contar com o líder: Leclerc caiu para quarto, Russell recuperou o segundo lugar após a penalização de sábado e Norris subiu de sexto para terceiro.
No entanto, esse enorme arranque do piloto da McLaren acabou por resultar numa penalização de cinco segundos por falsa partida. O britânico posicionou-se mal na grelha de partida e, por isso, foi penalizado, acabando por ir mais cedo para as boxes e cumprir esse castigo.
Mesmo assim, saiu à frente de Verstappen, que teve bastante dificuldades com a aderência dos pneus durante toda a corrida, sendo que nem as paragens correram bem ao neerlandês. A Red Bull teve um problema no semáforo (não deu luz verde) e vários segundos foram perdidos a regressar à pista, com o tetracampeão, e também Tsunoda, a ficarem frustrados com a situação.
Verstappen foi um dos poucos pilotos a 'calçarem' pneus duros e essa não foi uma escolha acertada da Red Bull. O neerlandês foi ultrapassado de forma consecutiva por Antonelli e Hamilton, o que motivou a uma nova ida às boxes, acabando mesmo por cair, momentaneamente, para último.
Quem também teve um dia muito difícil em Sakhir foi Carlos Sainz, que arrancou de oitavo lugar e na primeira volta já era sexto, mas foi perdendo terreno ao longo da corrida e perto do final teve mesmo de abandonar, após contacto com Tsunoda. Esse incidente motivou também o único Safety Car da corrida, na volta 32, porque deixou vários detritos em pista. Os primeiros classificados aproveitaram para parar e Verstappen regressou ao top-10, mas Sainz teve mesmo de abandonar, na volta 47.
No recomeço da partida, Norris lançou-se ao ataque e, após muitas e muitas voltas de luta com a dupla da Ferrari, Hamilton e Leclerc, conseguiu ultrapassá-los e chegar ao terceiro lugar. O piloto da McLaren ainda esteve colado a Russell nas últimas voltas, mas não passou o compatriota. No entanto, o piloto da Mercedes tem o segundo lugar em risco, porque está a ser investigado por ter usado o DRS quando não o era permitido, mas a investigação foi deixada para o final da corrida.
Destaque ainda para Gasly, que deu os primeiros pontos da temporada à Alpine, ao terminar em sétimo lugar, e também para a dupla da Haas, ambos ficaram nos pontos - Ocon em 8.º e Bearman em 10.º. Por fim, também mencionar Tsunoda, que fez o que Lawson não conseguiu na Red Bull, pontuar na segunda corrida (9.º). Pela negativa, Antonelli estava a fazer uma bela corrida, mas não pontuou porque a Mercedes optou por pará-lo novamente, pela terceira vez, durante o Safety Car, caindo para fora dos pontos.
Assim, Piastri está agora no segundo lugar do Campeonato de Pilotos, ultrapassando Verstappen e ficando a apenas três pontos do seu colega de equipa, Norris (74 contra 77).