Rally de Lisboa anima região e revela novidade

Ralis Rally de Lisboa anima região e revela novidade

RALIS15.06.202317:31

O Rally de Lisboa, na sua terceira edição, disputa-se este fim de semana com formato de Taça de Portugal de 2023. O evento organizado pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA), conta ainda para o International Iberian Rally Trophy, Toyota Gazoo Iberian Cup e Desafio Kumho Asfalto, Centro e Sul.

A competição inclui dez classificativas (100,86 km) e arranca esta sexta-feira com o Qualifying (11:30h) e o Shakedown (13:45/15:15h), na região de Torres Vedras.

Com sede na Doca de Pedrouços, em Lisboa, onde está localizado o Parque de Assistência, a prova organizada pelo CPKA tem início na manhã de sábado, pelas 9:00h, com os troços de Vila Franca de Xira 1 (8,66 km), Alenquer 1 (16,43 km) e Vinhos de Lisboa 1 (5,26 km). De tarde, os pilotos repetem aqueles três troços cronometrados e ainda uma passagem por Montejunto (9,08 km).

No domingo disputam-se as últimas três classificativas, Loures (5,343 km), Transgrua (15,97 km) e ESC Online (9,77 km), sendo o final da prova às 13:39h, junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

A Taça de Portugal de Ralis 2023 conta com pilotos e carros do Campeonato de Portugal, com destaque para a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho - que estreiam o seu novo Skoda Fabia RS Rally2 -, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo), Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), José Pedro Fontes/João Câmara (Citroën C3 Rally2) e Paulo Neto/Carlos Magalhães (Skoda Fabia Rally2 evo).

O campeão nacional Armindo Araújo assume a motivação pela estreia do Skofa Fabia RS Rally2. «É um enorme orgulho podermos ser a primeira equipa a estrear a nova versão do Fabia RS e no primeiro contacto que tivemos com o carro ficamos muito agradados. É verdade que o nosso objetivo é lutar pela vitória final, mas muito importante é também tirar o máximo de ilações em competição do carro e testar algumas soluções para chegarmos à primeira prova da fase de asfalto do CPR na máxima força. Temos grandes expectativas para este rali e estamos mais motivados que nunca».

«É uma grande satisfação podermos disputar um rali na capital e poder fazer parte da festa da Taça de Portugal de Ralis. É uma prova completamente nova para nós, mas pelos que pudemos ver durante os reconhecimentos tem classificativas bem interessantes e técnicas. Vamos partir para o rali com a ambição de lutar pela vitória, mas sabemos que teremos uma forte concorrência pois os principais pilotos, que disputam o CPR, estarão presentes», acrescenta Armindo Araújo.