Moto GP Miguel Oliveira troca Áustria por Itália
O português Miguel Oliveira transferiu-se da austríaca KTM para a malaia RNF Aprilia no início da temporada e aproveitou a recente pausa de verão do Mundial de velocidade para também mudar de residência. O número 88 trocou Áustria por Itália, ficando mais perto do centro nevrálgico das motas Aprilia com as quais compete.
A família nuclear formada pela mulher, Andreia, e a filha de ambos, Alice, teve papel importante na decisão de Miguel Oliveira de rumar a Itália. «A minha mulher nunca se sentiu realmente em casa em Viena. A barreira linguística é enorme. O alemão é uma língua difícil», esclareceu o piloto da RNF Aprilia ao site alemão Speedweek.
Até ao momento, Miguel Oliveira e a família viviam em Viena. No início da carreira no Mundial, ainda alinhado com a KTM, o português comprou um apartamento perto do parque de diversões de Viena, Prater, segundo o site Motosport. Atraído pela proximidade ao empregador e patrocinador austríacos, as ligações aéreas para Portugal, o padrão de vida na Áustria, as incursões nas montanhas e as ciclovias ao longo do Danúbio.
Por vezes, a falta de privacidade incomodava o português, imediatamente reconhecido quando saia à rua para comprar pão com roupa da equipa, segundo contou à revista alemã.
A «insistência da mulher» para rumarem a Itália motivou a decisão da família de se mudar para o Sul da Europa, a poucas semanas do fim da pausa de verão no MotoGP. O Mundial é retomado de 4 a 6 de agosto, no Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone.