Miguel Oliveira lamenta: «Sou o único com Aprilia a sofrer de instabilidade»

Moto GP Miguel Oliveira lamenta: «Sou o único com Aprilia a sofrer de instabilidade»

MOTO GP23.06.202321:29

Miguel Oliveira diz ter tido «um dia estranho» nos treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP, oitava prova da temporada, após ter obtido 13.º tempo na sessão da tarde e não ter evitado uma queda na ronda matinal.

Aquela classificação força o piloto da Aprilia a disputar a primeira fase da qualificação (Q1), no sábado, para tentar assegurar um dos dois primeiros lugares que dão acesso à Q2, onde já estão os 10 mais rápidos nesta sexta-feira.

O português até melhorou 0,872 segundos entre sessões, mas explicou ter sentido dificuldades com a estabilidade da moto. «Foi um dia estranho. Tanto de manhã como de tarde senti dificuldades com a estabilidade da mota nas mudanças rápidas de direção, perdendo muito tempo», disse, citado pela assessoria da equipa RNF Aprilia.

Miguel Oliveira sofreu uma pequena queda na sessão matinal, sem consequências físicas, ao perder a frente da sua moto, e considera que é «o único a sentir instabilidade na moto entre os quatro pilotos da Aprilia» [os espanhóis Raul Fernandez, Maverick Viñales e Aleix Espargaró].

«Há margem para melhorar, isso é certo. Havia potencial para muito mais, mas simplesmente não conseguimos ultrapassar este pequeno problema», concluiu Miguel Oliveira.

O piloto luso, que tinha sido 15.º na sessão matinal, fez o 13.º melhor tempo à tarde, rodando a 0,738 segundos do mais rápido, o italiano Marco Bezzecchi (Ducati), que deixou na segunda posição o espanhol Jorge Martin (Ducati), a 0,130 segundos, com o australiano Jack Miller (KTM) em terceiro, a 0,155.

No sábado, disputa-se a terceira sessão de treinos livres e a qualificação, antes da corrida sprint.